11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

DMSO: entenda para que serve o os principais benefícios na aplicação

Publicado em: 03/04/2019

Imagem: Motortion | iStock / Getty Images Plus – Descubra o que é DMSO e qual a sua finalidade.

O DMSO, sigla para a substância chamada de dimetilsulfóxido ou sulfóxido de dimetilo, é um composto comumente utilizado como solvente por laboratórios de pesquisa, ensino e desenvolvimento das mais diversas áreas. Ele é feito a partir do DMS (dimetilsulfureto ou sulfeto de dimetila), obtido por meio de processos químicos e biológicos naturais. Nesse post você vai entender para que serve o DMSO.

O produto deve ser armazenado em um local seguro e protegido de temperaturas extremas e é indicado para o uso em estudos celulares. Esse composto orgânico formado por carbono (C2), hidrogênio (H6), enxofre (S) e oxigênio (O) congela aos 18,5 °C. Sua capacidade de absorver água é derivada de sua atração por moléculas de hidrogênio.

 

DMSO: para que serve

Mais de 30 propriedades eficazes foram identificadas no dimetilsulfóxido. Sua característica de criopreservação se destaca como essencial entre os usos dados em farmácias e terapias. Ele possui capacidade de se combinar com diversos tipos de ácidos, carboidratos, lipídios e diversas outras substâncias sem mudar definitivamente sua composição de moléculas.

Ele pode ser instrumento para carregar diversos compostos pela corrente sanguínea por ser muito eficaz em penetrar membranas. Entre suas principais características, se encontram:

  • Protetora – é extremamente capaz no resguardo de substâncias como eritrócitos e espermatozoides, por isso seu uso na criopreservação é difundido mundialmente;
  • Pouco tóxica – no passado, a literatura específica chegou a tratar a substância como tóxica, mas hoje se sabe que essa característica foi supervalorizada. Seu nível de toxicidade, inclusive, é parte importante de sua capacidade na preservação de células;
  • Baixa contaminação – o risco de contaminação por bactérias é baixo, assim como o de outros tipos celulares. Além disso, ela raramente apresenta incidências de alterações genéticas ou morfológicas nos diferentes tipos de organismos;
  • Desempenho – o número de passagens celulares que a substância apresenta preserva diversos materiais;
  • Custo – o dimetilsulfóxido ou sulfóxido de dimetilo é degradado por meio do dimetilsulfureto ou sulfeto de dimetila, substância que pode ser obtida por meio de processos químicos e biológicos naturais, o que faz com que o produto apresente um dos melhores custo-benefício do mercado.

O dimetilsulfóxido pode ser facilmente dissolvido em substâncias como a água, o álcool, o éter, o clorofórmio e o benzeno. É um líquido absorvente e pouco viscoso. Desde que ele se tornou um composto de remédios é escolha comum em diversos tipos de fórmulas.

Sua capacidade penetradora, difusora e carreadora faz com que o DMSO tenha sido difundido enormemente no mercado atual. Suas particularidades – como a facilidade em penetrar os tecidos do organismo – faz com que ele seja útil para tratar diferentes tipos de lesões.

 

DMSO: benefícios

Hoje a substância continua sendo estudada pela Food and Drug Administration (FDA), agência federal de saúde dos Estados Unidos da América, responsável pela aprovação para o uso de novos medicamentos no país.

Embora o DMSO tenha sido aprovado para uma variedade enorme de usos em animais, a cistite intersticial continua sendo o único uso aprovado pela FDA em humanos. Isso reflete preocupações sobre potenciais toxicidades.

Mesmo assim ele está sendo utilizado como veículo para preparações tópicas, já que é um excelente transportador de fármacos pela cútis e sua estabilidade já foi comprovada quando usado em conjunto com mais de sete mil outras substâncias, como anti-inflamatórios, esteroides, antivirais e muitas outras.

 

Prolab

Se você está procurando produtos de biologia molecular, veio ao lugar certo! A Prolab foi fundada em 1981 com base em uma filosofia que alia ética, competência e compromisso que a consolidou como uma das principais fornecedoras de matérias para laboratórios do Brasil. Nossa equipe está preparada para atender todas as suas demandas. Não perca tempo, clique aqui e entre em contato.

 

Imagem: Motortion | iStock / Getty Images Plus

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital