11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Saiba como identificar e quais são os equipamentos de precisão de laboratório

Publicado em: 01/05/2019

Imagem: AlexRaths | iStock / Getty Images Plus – O post de hoje é focado em equipamento de proteção e seus diferenciais. Veja tudo o que precisa saber aqui!

Os laboratórios trabalham com uma série de equipamentos diversificados, e é natural que você tenha dúvidas ou fique confuso sobre a melhor utilização de cada um deles. Para ajudar a sanar essas dúvidas, este post lhe explicará melhor sobre o que é o equipamento de precisão de laboratório para que você entenda quando deve usar ele e como exatamente diferenciá-lo dos demais.

Acontece que muitas vezes a diferença entre os equipamentos é muito sutil, mas como os resultados de pesquisas laboratoriais precisam ser extremamente exatos, é importante sempre entender exatamente o que você precisará utilizar para cada tipo de processo, porque o fato de um recurso poder desempenhar determinada atividade não significa que é o item correto para ela. E usar materiais errados nas pesquisas comprometerá seus resultados.

O que é um equipamento de precisão?

Este tipo de equipamento é usado quando você precisa determinar se algum instrumento de medição consegue realmente entregar um resultado da forma que você precisa. Então ele trabalha fazendo a comparação entre diversos resultados obtidos por determinado instrumento de medição, e com isso consegue determinar a veracidade do número alcançado por aquele instrumento.

Esse tipo de equipamento é muito usado para garantir a veracidade das informações e principalmente para dar mais credibilidade à pesquisa, tendo todos os números usados nela sendo verificados, e por isso esse tipo de equipamento é extremamente importante dentro de um laboratório.

Como diferenciar os equipamentos de precisão dos demais?

O primeiro passo para identificar quais equipamentos são de precisão é analisar a função dele. E se ela seguir o mesmo que foi descrito acima, então o objeto em questão pode realmente ser um equipamento de precisão.

No caso de haver dúvidas, existem algumas análises que você pode fazer para lhe ajudar a diferenciar esses equipamentos dos demais.

A primeira delas é a repetição. Você pode analisar quantos testes são feitos para determinar o resultado final. A precisão trabalha com uma série de testes, para depois determinar um padrão entre todos os resultados. Caso você esteja em uma situação onde apenas um ou poucos testes são realizados, então você não está trabalhando com equipamentos de precisão, é possível que nesse caso seja um equipamento de exatidão, que embora muito semelhantes aos de precisão, atuam de formas diferentes e alcançam resultados distintos.

Outra característica da precisão que lhe ajudará a identificar seus equipamentos é a presença de erros. Mesmo trabalhando com uma série de testes, a variação entre eles deve ser muito pequena, com uma ocorrência de erros bem baixa. Então caso você encontre muitas variações e erros nas medições, é possível que você não esteja trabalhando com um equipamento de precisão.

 

Se você percebeu que está precisando de novos equipamentos de precisão no seu laboratório, é só ver nossas opções, elas vão desde balanças até sanilômetros. A Prolab é especializada em equipamentos para laboratórios e pode lhe ajudar com os novos materiais que você precisar para garantir o sucesso de qualquer uma de suas pesquisas.

 

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital