11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Como funciona o papel indicador de pH

Publicado em: 30/10/2014

 

O potencial hidrogeniônico, comumente chamado apenas de pH, é uma escala numérica que indica o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução. Para realizar a medição do pH, são utilizados indicadores que mudam de cor quando entram em contato com os íons de uma solução, indicando se ela é ácida ou não.

Papel indicador de ph

flickr.com / httf Para fazer a medição do pH, são usados indicadores que mudam de cor quando entram em contato com os íons de uma solução, mostrando se ela é ácida ou não.

 

Conheça os principais tipos de indicadores

 

Papel Tornassol

Prático e eficiente, o papel de tornassol pode ser encontrado nas cores azul e vermelha. O tornassol azul é usado para testar ácidos, mudando para uma coloração vermelha quando entra em contato com substâncias ácidas. O papel de tornassol vermelho faz o caminho contrário: se torna azul na presença de bases.

Solução de Fenolftaleína

Indicador sintético que é adicionado às soluções para indicar seu pH. Ao ser dissolvido em solução incolor ácida, a fenolftaleína também fica incolor. Quando o meio é básico, a solução de fenolftaleína muda para uma cor rósea, que pode variar de tonalidade clara a escura.

Indicadores Ácido-base

Muitos indicadores naturais podem medir a acidez ou alcalinidade de uma substância. O suco do repolho roxo, por exemplo, ao entrar em contato com uma solução neutra tem a cor roxa, mas varia entre vermelho e amarelo de acordo com o pH.

 

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital