11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

O que é meio de cultura e para que serve

Publicado em: 08/10/2014

O meio de cultura é uma preparação química que possui nutrientes necessários para que microrganismos de determinada amostra biológica se multipliquem, permitindo seu estudo, identificação e análise. Os principais componentes de um meio de cultura são fontes de carbono, energia (açúcares), nitrogênio, fósforo e sais minerais.

Meio de cultura

flickr.com / MichaelFrancisco O meio de cultura é uma manipulação química que contém os nutrientes fundamentais para que microrganismos de determinada amostra biológica se multipliquem, facilitando seu estudo, identificação e análise.

Diversos outros componentes podem ser encontrados em um meio de cultura específico para determinado organismo, satisfazendo as condições ideais para os testes. Cada tipo de meio de cultura é indicado para uma função e um microrganismo específicos: alguns visam nutrir e estimular o crescimento, enquanto outros inibem determinado organismo e até indicam seu potencial hidrogeniônico.

Conheça os principais meios de cultura:

Ágar nutriente

Simples, barato e de fácil preparo, é utilizado na análise de água, alimentos e leite como meio para cultivo de amostras submetidas a exames bacteriológicos e isolamento de organismos para culturas puras.

Ágar sangue

De coloração vermelha escura e opaca, oferece excelentes condições de crescimento para a maioria dos microrganismos.

Ágar Salmonella-Shigella

Possui componentes que inibem microrganismos gram positivos. Permite selecionar e isolar espécies de Salmonella e Shigella em amostras de fezes, alimentos e água.

Ágar chocolate

Utilizado para o cultivo de microrganismos considerados exigentes, embora quase todos os tipos de organismo também cresçam nesse meio de cultura de coloração castanha.

 

 

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital