11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Entenda o que é Agar e para que serve esse meio de cultura

Publicado em: 17/10/2014

Utilizado em grande escala na microbiologia, principalmente para culturas sólidas de bactérias, o Agar (também conhecido como ágar-ágar) é um meio de cultura obtido a partir de algas marinhas vermelhas e formado por uma combinação de agarose e agaropectina.

flickr.com / PlaxcoLab O Agar é um meio de cultura obtido através de algas marinhas vermelhas e criado por uma combinação de agarose e agaropectina.

Encontrado na forma de pó ou em tiras secas, o Agar tem como característica a capacidade de continuar maleável mesmo quando exposto a temperaturas altas, o que permite sua utilização dentro do escopo de investigação laboratorial.

Devido a sua elevada concentração de carboidratos e sua estrutura química rica em nutrientes, o Agar é um excelente meio de cultura para o crescimento de vários tipos de fungos, leveduriformes e filamentosos. Sua consistência gelatinosa permite uma manipulação fácil e segura dentro do ambiente laboratorial.

Em geral, o Agar é utilizado para o estabelecimento de meios seletivos e diferenciais. No primeiro caso, ele pode ser aplicado em determinados grupos de microorganismo, impedindo o crescimento de outros no mesmo ambiente e selecionando um cenário para estudo. No meio diferencial de cultura, o Agar permite estabelecer diferenças entre microrganismos muito parecidos.

Vale destacar, por fim, que o Agar também pode ser utilizado em estudos biológicos e na culinária, principalmente na produção de sobremesas.

 

 

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital