11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Autoclaves: tipos e aplicações

Publicado em: 18/06/2014

Sem dúvida nenhuma, a autoclave é um dos equipamentos mais importantes no campo da medicina. Essa máquina é responsável por esterilizar instrumentos cirúrgicos ou laboratoriais, aquecendo soluções acima de seu ponto de ebulição. Inclusive, o dispositivo em questão é bastante utilizado nas indústrias de modo geral, principalmente quando se é necessário garantir a esterilização.

Existem diversos modelos de autoclaves disponíveis no mercado, cabendo apenas ao interessado definir qual é o melhor modelo, uma vez que o tipo de negócio precisa ser levado em conta. Independente do estilo, a autoclave terá a função de elevar sua temperatura interior, passando dos cem graus, já que desta forma será garantido que o artigo foi devidamente esterilizado e desinfetado.

autoclave, esterilização de materiais

flickr.com / tattooequipment A autoclave tem por finalidade básica esterilizar materiais através do vapor sob pressão.

Confira alguns tipos de autoclaves disponíveis no mercado:
– Alto vácuo;
– Gravitacional;
– Paredes simples;
– Paredes duplas;
– Vácuo fracionado;
– Vácuo único.

Um exemplo bastante interessante é a autoclave gravitacional, nela o ar é totalmente removido por gravidade e quando o vapor é admitido, o ar do interior deste tipo é mais frio, ou seja, é mais denso e acaba saindo por uma espécie de válvula que fica na parte superior do dispositivo. É importante destacar que materiais densos e porosos podem ter sua limpeza comprometida, então pesquise outras possibilidades.

Já a autoclave de vácuo único é conhecida por remover o ar de uma só vez, enquanto o modelo de vácuo fracionado promove injeções de vapor em intervalos, o que, de certa forma, diminui a chance de acontecer a formação de bolsa de ar.

Outra questão interessante é que você encontrará autoclaves verticais e horizontais, o que pode facilitar a vida de quem tem um espaço limitado, seja um consultório médico, salão de beleza (usa o equipamento para esterilizar alicates, espátulas, etc), dentista, entre outros. E para terminar, os hospitais são os maiores consumidores de autoclaves, até porque esse ambiente em especial precisa manter objetos esterilizados, ainda mais quando se trata de uma operação, seja ela esperada ou não.

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital