11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Calibração de vidrarias volumétricas de laboratório

Publicado em: 15/10/2014

Para todos os tipos de experimentos realizados em laboratório, são necessários cuidados com a pureza dos reagentes e soluções, com a limpeza do material e com a calibração dos aparelhos e vidrarias volumétricas. Essas precauções são imprescindíveis para a confiabilidade dos resultados.

Equipamentos volumétricos

flickr.com / Tristan Ferne Os equipamentos volumétricos devem ser constantemente limpados e calibrados para que os resultados dos experimentos sejam confiáveis.

A calibração é um procedimento que garante um resultado analítico confiável. É uma técnica que pode ser feita no próprio laboratório utilizando calibradores, ou por um laboratório especializado, que aplica o processo de comparação com padrões , seja nas vidrarias, balanças ou termômetros.

No caso da vidraria, a situação é mais complexa. Estes materiais recebem de seus fabricantes certificados de lote, mas estes documentos não substituem o certificado de calibração, uma vez que são feitos por meio de um controle de qualidade amostral, com uma estimativa estatística e não pontual.

A calibração de vidraria também é feita por métodos diferentes dos demais aparelhos de bioquímica. Os procedimentos adotados pelos laboratórios da Rede Brasileira de Calibração (RBC) são padronizados junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia — Inmetro, o que torna seus processos similares e comparáveis.

A falta de calibração ou uma calibração falha podem causar erros sistemáticos, caracterizados pela repetibilidade da falha em análises realizadas sob condições semelhantes. Por isso, há a necessidade de buscar laboratórios credenciados e que adotem métodos eficazes e padrões de referência atestados pelas convenções nacionais e internacionais de medida.

 

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital