11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Conheça as funções e como funciona o processo de um destilador de água

Publicado em: 25/09/2018
processo de destilação de água

iStock / Getty Images Plus / gilas O processo de destilação de água consiste basicamente em seu aquecimento, seguido pelo resfriamento do vapor, com o intuito de eliminar as impurezas presentes no líquido.

A água é um elemento essencial para a vida e que pode ser encontrado em abundância na natureza. Porém, este líquido geralmente está em contato com diversos elementos como microrganismos, dejetos e todo tipo de matéria sólida ou orgânica. Para que esta água seja consumida pelos humanos e utilizada em processos industriais e laboratoriais, portanto, é necessário que ela seja purificada.

Há diversas escalas de pureza, sendo que cada nível é indicado para um tipo de consumo. O processo de destilação da água é o processo de purificação mais completo e sofisticado que existe atualmente, uma vez que garante a pureza absoluta do conteúdo. É aplicado em situações que exigem que não haja nenhum tipo de elemento na água.

No âmbito caseiro, é muito comum que as pessoas fervam a água antes de utilizá-la, justamente com esse intuito de eliminar impurezas. Quando a água presente em uma chaleira entra em ebulição, o vapor começa a sair pelo bico da chaleira. Se o fogo não for desligado, a água vai evaporar por completo e restará na chaleira apenas os resíduos sólidos que estavam no líquido.

Neste contexto, imagine que você pudesse capturar esse vapor e submetê-lo ao resfriamento. Ele retornaria ao estado líquido, porém sem as eventuais impurezas, que ficaram na chaleira.  O processo de destilação da água é muito parecido com esta situação e, para que isso seja possível, é utilizado um destilador.

Destilador de água: como funciona e para que serve

Em um destilador de água tipo Pilsen, a água é levada a uma caldeira responsável por aquecer o líquido até a ebulição. Em seguida, o vapor decorrente deste processo é condensado e convertido em líquido totalmente purificado, sem a presença de microrganismos e com alto grau de pureza.

Essa água é utilizada como solvente e reagente em laboratórios e indústrias, além de servir na esterilização de autoclaves. Apesar de purificada, a água destilada não perde totalmente os sais minerais, pois o processo não é capaz de realizar a separação completa.

A água destilada serve para consumo humano?

A água destilada não faz mal algum ao ser humano, mas seu consumo não substitui a água mineral. O destilador de água não tem a finalidade de preparar a água para o consumo humano, pois a destilação pode retirar inúmeros sais minerais que são fundamentais para o funcionamento do organismo humano.

Tipos de destilação

Existem dois tipos de processo de destilação de água, conheça a seguir as diferenças entre destilação simples e destilação fracionada:

Destilação simples

A destilação simples é aquela que ocorre da forma como descrita acima, acontecendo em duas fases: ebulição e condensação. Primeiro a água é aquecida e transformada em vapor que, em seguida, é resfriado até voltar ao estado líquido. Produz uma água livre de resíduos sólidos e quimicamente pura.

Destilação fracionada

A destilação fracionada é aplicada quando a água a ser purificada está misturada com outro líquido. Neste caso, é preciso conhecer o ponto de ebulição dos dois líquidos, de modo a induzir uma temperatura em que somente a água evapore e siga para o processo de liquefação.

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital