11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Entenda para que serve o Caldo BHI e sua função como base para cultivo de microorganismo em Ágar

Publicado em: 31/01/2019
caldo laboratório

iStock / Getty Images Plus / emreogan A fórmula do caldo BHI contém nutrientes de cérebro e coração, formando um meio de cultura ideal para o crescimento de microrganismos.

A sigla BHI é uma abreviação para Brain Heart Infusion Broth, que pode ser traduzido para Caldo Cérebro Coração. O chamado caldo BHI, portanto, é um meio de cultura rico e indicado para o desenvolvimento de microrganismos exigentes — como enterobactérias, pneumococos, estreptococos, meningococos, fungos, leveduras e não fermentadores. O ágar de caldo BHI é universalmente recomendado em testes de bactérias aeróbicas e recuperação de fungos.

A fórmula do caldo BHI contém nutrientes de cérebro e coração, o que justifica seu nome. Além dessas substâncias, há dextrose e peptona: a dextrose é uma fonte de carboidrato utilizada por microrganismos no processo de fermentação, enquanto a peptona fornece nitrogênio, vitaminas, enxofre e carbono para esse tipo de cultura.

O caldo BHI pode ser acrescido de antibióticos, extrato de levedura, soro, cloreto de sódio para suplementar a quantidade de nutrientes destinados ao cultivo de bactérias, fungos e leveduras patogênicas. Para diminuir a tensão provocada pelo oxigênio na atmosfera da cultura, é possível adicionar 0,1% de ágar. Dessa forma, o meio ficará mais favorável ao desenvolvimento de microrganismos anaeróbios, aeróbios e microaerofílicos.

Caldo BHI: para que serve?

O ágar de caldo BHI proporciona a preparação de um meio de cultura ideal para o crescimento e desenvolvimento de microrganismos. Essas condições ajudam os especialistas a identificar e analisar bactérias, fungos e outros microrganismos em alimentos e água. O resultado aponta se existe ou não suscetibilidade antimicrobiana do produto analisado.

O BHI desidratado (em pó) é homogêneo e bege claro. Preparado, o caldo BHI pode apresentar-se transparente ou brilhante. Também pode ser observado um precipitado leve, com coloração variando de âmbar claro a médio. Se o resultado do teste for positivo, indicando a existência de microrganismos patogênicos, a cor do caldo BHI ficará turva. Caso contrário, ou seja, se o resultado for negativo, a cultura não apresentará turvação por não haver crescimento bacteriano.

Caldo BHI: cuidados para armazenamento e manipulação

O frasco de BHI desidratado deve ficar bem fechado e armazenado em local com temperatura de 2°C a 30°C. Após aberto, o frasco precisa ficar em local isento de umidade e iluminação, com temperatura igual à do período de armazenamento. A data de validade do produto, informada na embalagem, refere-se ao BHI desidratado. Depois de usar uma parte, o produto deverá ser descartado se a coloração original do pó apresentar alterações.

O caldo BHI só deve ser utilizado em laboratório apropriado para o cultivo de microrganismos, seguindo todas as especificações técnicas e normas sanitárias. É importante também o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) para a execução desse tipo de teste, uma vez que há riscos de contaminação, irritação das vias respiratórias e dos olhos. O descarte desses materiais também deve seguir a normatização sanitária relativa aos produtos que apresentam risco biológico.

Segundo um padrão internacional de qualidade, a Prolab oferece uma ampla variedade de meios de cultura para estimular o crescimento de microrganismos que precisam ser analisados. Com um atendimento personalizado e completo, a empresa fornece bases e suplementos para empresas do ramo de laticínios, alimentos em geral, industrias de bebidas e laboratórios farmacêuticos. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital