11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Entenda para que serve o tubo de ensaio

Publicado em: 10/10/2014

O tubo de ensaio é um recipiente de pequeno porte, bastante utilizado para a realização de experiências com pequenos volumes. Confeccionado em vidro ou polipropileno, o tubo de ensaio possui forma tubular, longa e estreita, com uma abertura no topo e borda de maior espessura para facilitar o transbordo do material para outro recipiente.

Tubos de ensaio

flickr.com / erin m Tubos de ensaio são pequenos recipientes usados em experiências com baixos volumes.

Encontrados em praticamente todos os tipos de laboratório, os tubos de ensaio são utilizados para armazenar, misturar e coletar amostras. Uma vez que suportam temperaturas quentes ou frias, também pode ser utilizado para manipular e analisar líquidos em ebulição. Também podem ser usados em operações específicas, como cromatografia analítica. Seu formato alongado e estreito permite o retardamento de algumas reações, como a liberação de gases ou vapores.

O fundo em forma de “U” permite melhor visualização do conteúdo, e minimiza a perda de material no momento de transposição para outro local, além de facilitar a higienização. Esse fundo com formato arredondado impossibilita a sustentação do tubo de ensaio em posição vertical e, por isso, é necessária uma estante para suporte de um ou mais tubos.

Existem diversos tipos de tubos de ensaio, que podem variar de tamanho, material de fabricação e sua forma. Os dispositivos confeccionados em vidro apresentam maior resistência ao calor e aos produtos químicos corrosivos. Para aplicações no ramo biológico, os tubos de ensaio confeccionados em plástico são mais utilizados, pois geralmente há a necessidade de descartar o material utilizado nas experiências.

 

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital