11 5671-9100
Telefone: 11 5671-9100 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

EPI para laboratório: saiba quais são os principais itens

Publicado em: 09/06/2014

Não importa o setor de atuação, uma vez que a utilização de equipamento de proteção individual (EPI) é fundamental para salvar ou proteger a vida de milhares de profissionais mundo afora. As empresas devem conscientizar seus colaboradores em relação ao uso desses dispositivos, até porque existe obrigação por lei e tanto o funcionário, quanto a companhia poderão ser penalizados pela justiça trabalhista.

Não podemos negar que existem muitos tipos de EPIs disponíveis no mercado, sendo que alguns servem para proteger a cabeça, outros as mãos, certos tipos os pés, e assim por diante. Cada categoria tem os equipamentos indispensáveis, e o mesmo ocorre com os profissionais que atuam em laboratórios, sejam eles médicos, clínicos, químicos, etc. Lembre-se que os mesmos precisam estar em ótimo estado, caso estejam quebrados, a substituição do mesmo deverá ser requerida ao seu superior.

laboratórios químicos

Depositphotos.com/chepko Nos laboratórios químicos, as máscaras e os respiradores protegem as pessoas da inalação acidental de gases.

Tipos de Equipamentos de Proteção Individual usados em laboratórios:

  • Aventais;
  • Capacetes;
  • Luvas;
  • Máscaras;
  • Óculos de proteção;
  • Respiradores;
  • Viseiras.

Muitas profissões exigem o uso de EPI para proteger os trabalhadores contra os riscos no local de trabalho, evitando assim acidentes indesejados. As leis brasileiras e de muitos outros países exigem que os empregadores forneçam este equipamento quando necessário, bem como faça a devida substituição, sem ônus, quando solicitado também. É primordial que todos se atentem sobre a importância desses dispositivos, até porque eles salvam vidas em acidentes inesperados.

Nos laboratórios químicos as máscaras e os respiradores são capazes de proteger as pessoas da inalação acidental de gases, poeira e produtos químicos. Quem atua em laboratórios que trabalham com agentes perigosos, como, por exemplo, radiação, o cuidado deve ser redobrado quando o serviço é realizado com a presença de materiais altamente tóxicos. Inclusive, os óculos e as viseiras de proteção poderão salvar sua face e olhos de pequenos fragmentos, sejam eles químicos ou líquidos.

O avental também é um equipamento crucial em laboratórios, porque ele salva a pele humana de agentes potencialmente perigosos. E para terminar, não deixe de lado o seu equipamento de proteção individual, ele é essencial para qualidade de vida no ambiente de trabalho e o trate sempre com carinho e atenção, lembre-se que ele poderá proteger sua vida

Últimas Notícias

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital