11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

A importância do uso da Balança Semi-analítica de laboratório

Publicado em: 07/02/2018
                                                                                                                                 

A balança semi-analítica é um instrumento que serve para realizar a medição de massa de corpos e objetos, podendo ser usada para inúmeras áreas. A balança analítica, por sua vez, é um equipamento laboratorial muito usado pela indústria farmacêutica — que precisa de precisão para terminar a massa em análises químicas com quantidades absolutas e quantidades relativas.

A diferença básica entre uma balança analítica e semi-analítica está na quantidade de casas mostradas após a vírgula: a balança semia-nalítica tem três casas decimais, enquanto a balança analítica mostra mais de três casas após a vírgula. Ambas podem ser utilizada com capelas de proteção para impedir que fatores externos influenciem na pesagem.

Para que serve uma balança semian-alítica?

A balança semianalítica é muito utilizada em indústrias químicas, alimentícias, microbiológicas e farmacêuticas, assim como em laboratórios de universidades. Seus modelos chegam a trabalhar com até três casas decimais, que variam do modelo encontrado e pelo nível de precisão desejada pelo cliente.

Algumas são equipadas com mecanismo UniBloc, que oferece respostas mais rápidas para o operador, que pode identificar com mais rapidez e exatidão durante o manuseio. Há modelos que oferecem conversão de unidades, com um toque simples na tela é possível ter outra modalidade de avaliação.

O local em que ela será colocada é muito importante para a qualidade da medição. É preciso que ela fique em locais onde não haja luz solar e nem incidência direta de correntes de ar e até mesmo do ar condicionado, uma vez que há uma série de fatores que podem influenciar na medição.

O ideal é que tanto a balança analítica como a semi-analítica fiquem em salas especiais de pesagem, com temperatura e umidades mais controladas. Dessa forma, haverá o menor desvio possível do valor encontrado na medição.

Cuidados e precauções com o uso da balança Digital Analítica

As balanças para laboratório são usadas para medir massa com o máximo de exatidão, oferecendo resultados mais confiáveis e seguros. O instrumento é delicado e requer uma manipulação especial, com o máximo de técnica e cuidado para garantir a medição correta sem danificá-lo.

Para manter a qualidade do equipamento, confira algumas de manipulação do dispositivo:

  • Mantenha o peso do prato sempre centrado;
  • Use luvas para segurar objetos, evitando a transferência de umidade;
  • Mantenha a balança permanentemente limpa, de forma a evitar o acúmulo de poeiras e a possibilidade de corrosões;
  • No prato da balança, use somente metais não-reativos, materiais vítreos ou plásticos não-reativos;
  • Adote procedimentos que garantam a não contaminação da balança, especialmente por ações microbacterianas;

O local da pesagem é fundamental para sua manutenção e a qualidade da medição. É preciso observar se há janelas, o tipo de piso, corrente de ar, possibilidade de choques e vibrações, a qualidade da luz e se há entrada de luz solar no local. Todos esses itens podem afetar a o funcionamento da balança e alterar o resultado medido.

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital