11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

O uso de modelos anatômicos no estudo de anatomia do cérebro humano

Publicado em: 01/08/2018
modelo anatômico cérebro humano

Prolab Os modelos anatômicos permitem o estudo do cérebro humano, de modo que seja possível entender o funcionamento do órgão de maneira completa e detalhada.

Anatomia é o nome de um campo científico que se dedica a estudar a estrutura física dos seres vivos, o que inclui: órgãos internos e externos, tecidos e sistemas, bem como a organização, aparência e posição de cada um desses itens. Embora este campo da biologia se dedique a estudar e observar essas estruturas em praticamente todos os seres vivos (animais e vegetais), o termo geralmente é utilizado como sinônimo de Anatomia Humana.

O corpo humano é um universo fascinante, e o estudo de sua anatomia é essencial para diversas áreas da saúde. Isso porque o conhecimento a respeito da estruturação e funcionamento do corpo humano possibilita diagnósticos mais precisos e o desenvolvimento de tratamentos médicos mais eficazes. Para ajudar nos estudos e pesquisas, os materiais de apoio são essenciais, especialmente quando se trata de uma estrutura delicada como o cérebro.

Estudo anatômico do cérebro humano: qual a importância?

O cérebro é o centro do sistema nervoso central — um dos mais complexos de todo o organismo, uma vez que se responsabiliza pelo funcionamento do corpo. Por meio desse sistema, composto por células nervosas e neurotransmissores, o cérebro se comunica com o restante do corpo, recebendo informações, formulando soluções e entregando ordens, em um processo de comunicação constante.

Agora mesmo, enquanto você está lendo esse artigo, seu cérebro está processando essa informação e armazenando o produto deste processo. Se essa máquina parar, todo o corpo humano perde a funcionalidade. Como não ficar fascinado com a possibilidade de estudar a anatomia do cérebro humano e poder, baseado num modelo anatômico, ter uma visão de como ocorrem todos esses processos?

O que são modelos anatômicos?

Os modelos anatômicos são ferramentas educacionais que imitam determinada estrutura interna ou externa do corpo, permitindo uma boa visualização dos mecanismos e interações entre as partes. Desse modo, é possível estudar e entender o funcionamento do corpo humano de maneira mais completa.

Trata-se de uma réplica que substitui o uso de corpos de verdade, eliminando a necessidade de utilizar soluções conservantes para evitar a deterioração do objeto de estudo — produtos que acabam modificando consideravelmente o aspecto normal do corpo e dos órgãos. Além disso, a utilização dos modelos anatômicos garante que os estudantes e professores não estejam expostos a possíveis agentes contaminantes presentes no cadáver em análise.

O uso desses modelos, portanto, garante o estudo anatômico de maneira segura e saudável, sem que haja prejuízos ao conhecimento adquirido. A Prolab oferece diversos tipos de modelos anatômicos e simuladores que auxiliam no aprendizado, proporcionando uma visualização precisa e realista dos mecanismos demonstrados. Confira os modelos anatômicos para estudo do cérebro humano e solicite um orçamento!

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital