11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Quais são os tipos de meios de cultura?

Publicado em: 26/03/2014

Utilizados com frequência em laboratórios, os meios de cultura são conjuntos de substâncias formuladas com a finalidade de fornecer nutrientes para que os microrganismos se multipliquem. O desenvolvimento destes organismos permite, entre outras coisas, a sua identificação e análise.

Laboratório

Depositphotos.com/yanlev Os meios de cultura são utilizados com frequência para identificação e análise dos organismos.

As características fundamentais dos meios de cultura são: isotonia – concentração de cloreto de sódio idêntica à fisiológica –, esterilidade e concentração de carbono, nitrogênio e sais minerais. Estas substâncias podem ser divididas de acordo com sua composição, utilização e seu estado físico.

Em relação ao estado físico, podem ser líquidos – também chamados de caldos – ou gelificados, produzidos com o acréscimo de ágar ao meio líquido. Quanto à composição, são classificados como naturais, sintéticos e semissintéticos.

Por fim, os meios de cultura podem ser divididos, de acordo com a sua aplicação, em:

Meio de Enriquecimento: são preparações normalmente líquidas que promovem o aumento do número de bactérias. Alguns exemplos são: Caldo Brain Heart Infusion e o Caldo Tetrationato.

Meio de Transporte: não possuem nutrientes, apenas um agente redutor. Previne desidratação e oxidação enzimática dos patógenos presentes. Tem essa finalidade o Caldo Tioglicolato.

Meio Seletivo: são exemplos o Ágar Manitol Salgado e Agar SS, utilizados para selecionar as espécies que serão isoladas e impedir o crescimento de germes.

Meio Diferencial: promove uma mudança na coloração das colônias de bactérias, possibilitando a distinção de vários gêneros e espécies de microrganismos. Exemplos: Ágar Eosin Methilene Blue e Ágar Hektoen.

 Meio Indicador: possibilita a análise das propriedades bioquímicas dos microrganismos, facilitando sua identificação. Utiliza-se o Ágar Triple Sugar Iron (TSI) e Ágar Citrato de Simmons para essa função.

A escolha do meio de cultura correto para cada amostra é fundamental. Geralmente, utiliza-se mais de um tipo para identificação de todos os patógenos possíveis. A Prolab oferece uma grande variedade de meios de cultura. Caso tenha dúvida na seleção do mais indicado para sua análise, nossos especialistas estão à disposição para ajudá-lo na escolha. Entre em contato e envie sua solicitação.

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital