11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Saiba o que é e como funciona um forno mufla

Publicado em: 26/05/2014

Como todos sabem, as diversas atividades realizadas em laboratórios são de extrema importância para o contínuo desenvolvimento científico, e sua consequente aplicação na melhoria de nossa qualidade de vida.

Assim, para que esse desenvolvimento esteja sempre em constante evolução, muitos são os equipamentos que são considerados imprescindíveis em um complexo laboratorial, tal como o Forno Mufla.

Forno Mufla ou Forno de Mufla é um equipamento de extrema importância em um laboratório. Basicamente, um forno mufla é bastante similar a uma estufa, e é utilizado, principalmente, em laboratórios de química, quando da necessidade de temperaturas muito elevadas na calcinação de substâncias.

O forno mufla consiste basicamente em uma câmara metálica, sendo seu revestimento composto por material refratário. Além disso, o forno mufla é equipado com resistências aptas a elevar a temperatura inferior a mais de 1000°C.

Ao mesmo tempo, vale destacar que, hoje, muitos são os modelos de fornos mufla existentes no mercado, sendo os mais comuns aqueles que possibilitam uma variação de temperatura entre 200°C a 1400°C.

Funcionamento

Um forno de mufla possui câmaras para aquecimento e combustão separadas, o que significa que as cinzas, gazes e resíduos provenientes da combustão não contaminam o material que está em aquecimento.

O forno de mufla é muito utilizado em pesquisas científicas diversas, dado que esse equipamento proporciona aos pesquisadores e cientistas a possibilidade de estudar o aquecimento de diversos materiais sem que nesse processo sejam inclusos os resíduos decorrentes da combustão.

Outra característica dos fornos de mufla está em sua capacidade de manutenção de temperaturas bastante altas por períodos mais longos de tempo, possibilitando um maior entendimento do objeto de estudo.

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital