11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Saiba o que é e qual a função da bureta

Publicado em: 14/10/2014

Confeccionada em vidro temperado, a bureta é um instrumento laboratorial que possui formato cilíndrico, estreito e com uma torneira na extremidade inferior. Esta torneira pode ser feita de vidro ou polietileno, e serve para controlar com bastante exatidão a quantidade de solução líquida que sairá pela passagem.

Bureta

flickr.com / Leo Reynolds A bureta tem a função de controlar com muita exatidão a quantidade de solução líquida que sairá pela passagem.

A bureta contém, ainda, uma escala graduada na extensão de seu corpo, que indica a dosagem exata de determinado elemento químico ou solução. A principal função deste dispositivo é de aferir a dosagem correta de determinado volume, a ser adicionado em outra solução contida em outro recipiente.

As graduações marcadas no corpo de uma bureta podem variar de acordo com sua aplicação. As mais utilizadas em laboratórios em geral são as de 25 e 50 mililitros, graduadas em 0,01ml ou 0,02ml. No caso das torneiras de vidro, é necessário cuidado especial em seu manuseio, sendo recomendada a lubrificação periódica para facilitar sua manipulação.

Vale destacar que a bureta é um instrumento essencial para todo tipo de laboratório, uma vez que sua atuação está diretamente ligada à precisão na transferência de volumes — o que, por sua vez, influencia nos processos químicos e nos resultados de sua análise laboratorial.

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital