11 5671-9100
Telefone: 11 5671-9100 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Saiba quais equipamentos necessários em um laboratório de microbiologia e como montar um

Publicado em: 28/03/2018
foto de equipamentos de laboratório de microbiologia

Michal Chodyra / iStock / Getty Images Plus O laboratório de microbiologia precisa ser credenciado para emitir laudos junto à Anvisa.

Com o objetivo de estudar diversos tipos de microrganismos existentes, o laboratório de microbiologia é responsável por identificar as características morfológicas desses seres, além de sua capacidade infectante, de crescimento e reprodução.

O laboratório de microbiologia pode ser destinado para atender diversas áreas — tais como a indústria alimentícia, o setor da saúde, vigilância sanitária e até mesmo a indústria química. A montagem do laboratório de microbiologia vai depender exatamente da sua destinação.

É preciso ter em mente que um laboratório de microbiologia atua desde a coleta de diversas amostras até a definição dos resultados da pesquisa em questão. Todos os processos que estão entre essas duas etapas necessitam de diversos equipamentos e materiais específicos. Tudo isso deve ser levado em conta na hora da montagem do laboratório de microbiologia.

Como montar um laboratório de microbiologia?

Ao iniciar a montagem de um laboratório de microbiologia, o primeiro passo é definir qual será o quadro de funcionários que atuará nesse espaço e quais serão as funções que cada um realizará nesse ambiente. Além disso, é importante garantir que o laboratório esteja credenciado para emitir laudo das análises junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Funcionários responsáveis pelos procedimentos das análises, pelas operações de recolhimento das análises, pelo atendimento, pelo setor de qualidade e pelo auxílio da limpeza e da higienização do local são alguns dos profissionais que deverão fazer parte da equipe que trabalhará no laboratório de microbiologia.

Equipamentos essenciais dentro de um laboratório de microbiologia

Alguns equipamentos e materiais são essenciais para o funcionamento de um laboratório de microbiologia. Um dos mais importantes é a autoclave, um aparelho que utiliza o calor úmido para esterilizar diversos materiais do laboratório, garantindo que não sobre nenhum tipo de resquício de qualquer substância que aquele item tenha entrado em contato anteriormente.

Outro equipamento muito utilizado em laboratórios de microbiologia é o microscópio óptico, um dispositivo que permite que os profissionais da área visualizem com maior clareza átomos e células invisíveis a olho nu. Existem vários tipos de microscópios, como o simples, o de fluorescência, o de luz ultravioleta e o de polarização.

As estufas para laboratório também estão presentes na microbiologia, e têm como principal função manter a temperatura necessária e correta para a manutenção dos itens guardados em seu interior, podendo conter calor ou trabalhar para o resfriamento desses conteúdos.

O destilador de água é outro item importante e muito utilizado em laboratórios. Como seu nome indica, ele serve para destilar a água que será utilizada nos mais diversos procedimentos dentro do laboratório. Por fim, o banho maria para laboratório também é essencial, sendo muito utilizado em situações em que é necessário elevar a temperatura de alguma substância que não pode ser levada diretamente ao fogo. Por característica, esse equipamento aquece de forma uniforme e lenta.

Outros equipamentos para laboratório — como o contador de colônias, a geladeira, a lupa e a capela de fluxo laminar — também podem ser encontrados em laboratórios de microbiologia. Em relação aos materiais, os mais utilizados nesse tipo de laboratório é o tubo de ensaio, a pipeta graduada, as pinças e garras, as provetas, as placas de Petri, o papel kraft e o frasco de Erlenmeyer.

Últimas Notícias

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital