11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Saiba quais funções das principais vidrarias de laboratório de química

Publicado em: 18/04/2018
vidrarias de laboratório de química

iStock / Getty Images Plus / shironosov As vidrarias de laboratório são instrumentos feitos em vidro que servem para realizar análises e experimentos em um laboratório de química.

Quem toma um remédio ou uma vacina geralmente nem pensa a respeito do caminho percorrido pela substância até que ela chegasse aos frascos e seringas. O processo de pesquisa e fabricação desses produtos essenciais para a saúde inclui diversas etapas, sendo que muitas delas utilizam recipientes e instrumentos feitos de vidro, chamados de vidraria de laboratório.

O termo vidraria de laboratório diz respeito a uma grande variedade de instrumentos utilizados em laboratórios de química, que tradicionalmente são feitos de vidro — embora alguns atualmente sejam fabricados em plástico por questões de economia. Esses recipientes são fundamentais para a realização de análises e experimentos científicos em áreas associadas à biologia e química.

O vidro é o material mais indicado para compor esses instrumentos por conta de suas características: além de transparente, ele é resistente ao calor e é praticamente um material inerte — ou seja, que não reage quimicamente com a maioria das substâncias. Algumas peças, inclusive, são produzidas em vidro borossilicato, que é mais resistente ao choque térmico e aos elementos químicos em geral.

Qual a importância das vidrarias para os laboratórios de química?

Por conta de suas características, as vidrarias para laboratório são importantes justamente porque permitem a realização de testes e experimentos que suprem as necessidades da ciência, do mercado e da humanidade em si, que está sempre em busca de soluções e respostas para as mais variadas doenças e alterações biológicas que afetam o corpo humano e a natureza.

A utilização de materiais diferentes do vidro poderia comprometer significativamente os resultados obtidos nesses testes, inclusive colocando em risco a vida de muitas pessoas. Existem, é claro, outros tipos de material que serviriam para algumas situações específicas, mas isso depende das necessidades e características de cada processo ou estudo realizado.

Principais vidrarias para laboratório de química

As principais vidrarias utilizadas em laboratórios de química são:

As vidrarias de laboratório oferecidas pela Prolab são todas fáceis de limpar e manusear, além de possuírem qualidade internacional. Com mais de 30 anos de experiência e excelência, a empresa distribui vidrarias e demais equipamentos para laboratórios escolares, universidades, clínicas especializadas e laboratórios em geral. Solicite um orçamento!

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital