11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Você sabe o que é e para que serve uma pêra de sucção no laboratório de química?

Publicado em: 16/12/2014

Também chamadas de pipetadores por três vias, as pêras de sucção são utilizadas para auxiliar na sucção de líquidos em pipetas. Elas têm a mesma função que um pipetador em plástico desmontável, mas seu formato lembra o de uma pêra — como o próprio nome sugere. São fabricadas em borracha e possuem três válvulas com esferas de vidro ou aço inox.

Prolab As pêras de sucção são usadas para ajudar na sucção de líquidos em pipetas.

As pêras de sucção são usadas em procedimentos laboratoriais para evitar que o usuário tenha contato direto com os líquidos manuseados. Antigamente, os líquidos eram sugados diretamente da pipeta, com a boca e, como alguns eram ácidos, o operador muitas vezes sofria danos como perda do paladar e deformações. A pêra de sucção instrumento serve justamente para proteger as pessoas durante o manuseio de líquidos perigosos.

O instrumento é composto de pipeta graduada (cilíndrica ou volumétrica) e pipetador (pêra de sucção). Por gerar uma pressão diferente da atmosférica, a pêra de sucção facilita a subida do líquido. Porém, para que ele seja escoado, o sistema precisa estar aberto.

O funcionamento de uma pêra de sucção se dá por meio de válvulas que possibilitam a retirada de ar de seu interior. Para utilizá-la, é necessário acoplar a pêra de sucção na extremidade superior da pipeta: esvazie a pêra, apertando tanto a válvula A quanto seu corpo. Para o líquido subir pela pipeta, aperte a válvula S. Para liberá-lo, aperte a válvula E, localizada na lateral, que permite descartar o líquido. Todas estas válvulas são identificadas.

Ao manusear uma pêra de sucção, recomenda-se a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), tais como óculos de segurança, avental, luvas e calçados fechados. Após o uso, retire a pipeta e a mantenha cheia de ar, guardando-a em local protegido.

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital