11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

O que é e como funciona o densímetro?

Publicado em: 02/12/2014

Instrumento laboratorial indicado para a medição da densidade de líquidos, o densímetro é muito utilizado para identificar e calcular a massa, dividida por volume, quando há líquidos formados por mais de um tipo de substância. Um densímetro de qualidade e adequado para uso dentro de um laboratório possui estrutura resistente, com um tubo de vidro composto por chumbo em sua base. Na parte superior há uma escala numérica que aponta o nível de densidade de líquido que está sendo medido pelo instrumento.

Prolab O densímetro é um instrumento laboratorial usado para a medição da densidade de líquidos.

Existem no mercado dois principais modelos de densímetros, o primeiro é o já citado instrumento de vidro com uma escala numérica. Também é possível encontrar densímetros digitais que podem arquivar e exportar os dados de medição, sendo estes mais indicados para ambientes com pouca incidência de luz.

Como utilizar um densímetro?

O densímetro é um instrumento bem simples de utilizar, inclusive no modelo digital. Para se medir a densidade de determinados tipos de líquidos, basta mergulhar o instrumento na solução até que ele afunde por completo. Este processo irá deslocar um determinado volume do líquido que está sendo analisado, igualando na sequência o peso do líquido com o densímetro. Neste momento, uma parte do líquido será posicionada na superfície do instrumento, indicando a densidade com exatidão.

Importante: deve-se sempre realizar a medição de densidade dos líquidos a uma temperatura de 20 graus Celsius. Caso não exista tal possibilidade, será necessária a utilização de uma tabela de correção para que o resultado preciso da densidade seja estabelecido.

Outro procedimento que deve ser tomado como padrão para o uso do densímetro no laboratório é a limpeza. É fundamental limpar com eficácia o instrumento após cada medição e antes da realização de uma nova análise, uma vez que a presença mesma que pequena de substâncias de outros líquidos pode influenciar diretamente o resultado.

Como funciona um densímetro?

O densímetro funciona graças a um princípio conhecido como “empuxo”: a força exercida no instrumento que o faz flutuar dentro da amostra líquida.

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital