11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Dicas de conservação para a vidraria do laboratório

Publicado em: 08/04/2014

Como todos sabem, a grande maioria das análises realizadas em laboratório necessita de recipientes não reativos, como, por exemplo, o vidro. Daí a vidraria ser considerada como
conjunto de ferramentas essenciais em um laboratório.

Assim, como se trata de ferramenta imprescindível, tanto sua utilização como seu armazenamento e também sua conservação devem ser realizadas sempre de maneira correta.

Vidros de laboratório

Depositphotos.com/ginosphotos1 O armazenamento seguro é imprescindível para a durabilidade destes utensílios.

O armazenamento da vidraria, realizado de forma segura, serve para minimização de eventuais possibilidades de rachadura ou de quebra da mesma.

Assim, ainda com relação ao armazenamento, considera-se que, na grande maioria das vezes, deve-se tampar os recipientes ao armazená-los.

Essa simples atitude já é de grande utilidade para minimização das chances de contaminação dos mesmos, uma vez que, tanto a poeira como as demais partículas que se encontram suspensas no ar, já podem contaminá-los.

Caso não haja tampas apropriadas ou um número de tampas suficientes para tampar os recipientes com eficiência, uma boa alternativa é a utilização de papel alumínio para cobri-los.

Com relação a segurança, outro ponto importante na utilização de vidrarias é a sua
inspeção, que deve ser feita com muita atenção antes de cada uso, descartando objetos que estejam quebrados ou rachados.

A higiene deve ser sempre realizada. Sempre tenha a certeza de que a vidraria está totalmente limpa antes de utilizá-la, do contrário os riscos de contaminação ou de alteração dos resultados são consideravelmente grandes.

Utilizar a vidraria especificamente para o fim a que ela se destina é outro ponto bastante importante. Assim, ressalta-se que muitas peças, tais como as utilizadas para redução ou combustão, podem suportar temperaturas bastante elevadas, em torno de 900°C; ao passo em que outras peças, como frascos de Erlenmeyer, por exemplo, não suportam tamanha elevação de temperatura, sendo tipicamente utilizados apenas para armazenamento ou mistura de soluções líquidas.

 

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital