11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Conheça as características do esqueleto de gato em resina para laboratório

Publicado em: 26/03/2019

Imagem: mevans | iStock / Getty Images Plus – Tudo o que você precisa saber sobre esqueleto de gato para laboratório está aqui no post de hoje.

A anatomia é uma área das ciências biológicas que estuda a constituição e o desenvolvimento da estrutura dos mais diversos seres vivos. No passado essa disciplina sempre atraiu a atenção e a curiosidade das pessoas por seu aspecto misterioso, mas hoje ela é parte fundamental da formação de qualquer profissional do ramo. Entres os itens utilizados no ensino da anatomia está o esqueleto em resina, como o esqueleto de gato.

Nas universidades, os principais objetivos dessas coleções de esqueletos são armazenar, preservar e classificar espécimes. Eles são ferramentas fundamentais, tanto para pesquisas científicas quanto para identificar determinadas características dos animais. Sejam fósseis ou artificiais, esses esqueletos são elementos indispensáveis para entender os hábitos de diversos seres vivos, além de servirem como uma fonte confiável para entender os vertebrados, sua postura e método de locomoção.

Estruturas homólogas e tendências evolutivas podem ser demonstradas pelos esqueletos em diversos tipos de abordagens teóricas. As estruturas ósseas dos animais são um recurso extremamente didático, que atraía a curiosidade dos estudantes e facilita a iniciação deles em temas muitas vezes obscuros.

Essas coleções são comumente encontradas em centros de pesquisa, museus e universidades, sendo base importante para identificar espécies ou partes isoladas de esqueletos. Elas se destinam ao aprendizado, exposição e demonstrações, por isso devem ser resistentes ao manuseio e a traslados frequentes.

 

Esqueleto de gato

O gato, classificado como Felis Silvestris Catus, é um mamífero carnívoro muito comum nos lares brasileiros. Ele é predador natural de roedores, aves e alguns répteis e insetos. Seu esqueleto é formado por, em média, 250 ossos, sendo que cerca de um décimo deles se encontra na cauda, utilizada para seu equilíbrio. É esse grande número que permite ao animal sua conhecida flexibilidade.

Eles não possuem clavículas e contam com cinco dedos nas patas da frente e quatro dedos nas patas de trás, com algumas exceções. Sua coluna é mantida por músculos ao invés de ligamentos, formada por sete vértebras cervicais, sete lombares, 13 dorsais e até 26 coccígeas, no final do dorso do animal. Isso faz com que o animal seja um dos maiores saltadores entre os mamíferos, podem pular uma distância de até seis vezes o tamanho de seu corpo.

Esqueletos de gato artificiais em resina para laboratório costumam medir cerca de 60 cm de comprimento e 25 cm de altura, são desmontáveis na cabeça e possuem suporte fixo. São formados pelo crânio, mandíbula, maxila e arcada dentária, além das vértebras cervicais, torácicas, lombares, sacras, coccígeas, costelas, esterno, esqueleto apendicular.

Seus membros anteriores são formados pela escápula, úmero, rádio, cúbito, carpo, metacarpo e falanges, se seus membros posteriores são formados por fêmur, patela, tíbia, perônio, tarso, metatarso e falanges. Os modelos artificiais são funcionais por permitirem o estudo e a exibição do esqueleto do animal e a visualização de todos os seus ossos.

 

Prolab

A Prolab é há décadas uma das principais parceiras brasileiras de universidades, escolas, clínicas e centros de pesquisa por todo o país. Reconhecida pelo mercado educacional desde seu nascimento, em 1981, nossa empresa cresceu empregando uma filosofia de trabalho que alia compromisso, ética e competência.

Oferecemos atendimento personalizado, preços baixos e as melhores condições para quem precisa adquirir equipamentos. Nosso objetivo é oferecer o melhor para você. Para atender 100% das necessidades de nossos clientes, contamos com diversas soluções para laboratórios biológicos, químicos e físicos.

A Prolab quer ser mais do que uma distribuidora. Confira todos os materiais que oferecemos e tenha a certeza de contar com um atendimento de primeira sempre que precisar. Aqui você tem à disposição uma equipe formada por profissionais experientes e que estão prontos para lhe apresentar alternativas sob medida.

Quer saber mais? Clique aqui, entre em contato e conheça nosso trabalho!

 

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital