11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Cuidados básicos com o microscópio

Publicado em: 11/04/2014

Como a maioria dos microscópios existentes em laboratórios ou centros de pesquisa são do tipo “Standard”, separamos abaixo algumas dicas básicas relativas a esse modelo, englobando cuidados de limpeza, armazenamento, entre outros

Caso o microscópio por você utilizado não seja do tipo “Standard”, recomenda-se o auxílio de especialistas para a realização das dicas abaixo, dado que diferenças fundamentais podem existir entre os modelos.

Microscópio

Depositphotos.com/SSilver A limpeza dos microscópios é bastante criteriosa e requer cuidados específicos.

Limpeza
Como é da parte óptica do microscópio que depende o seu mais perfeito funcionamento, sua limpeza deve ser realizada de maneira bastante criteriosa. Abaixo, os materiais que podem ser utilizados no processo de limpeza:
• Algodão;
• Solução de limpeza, composta por: 50% éter sulfúrico PA, 50% clorofórmio PA;
• Borrifador;
• Cotonete caseiro;
• Panos limpos, que não soltem fiapos e de tecido macio;

O processo de limpeza é iniciado limpando, primeiramente, os vidros e espelhos da base, depois da lâmpada, até chegar-se nas oculares. Caso observe a presença de fungos, utilize água oxigenada 10 volumes.

Para a limpeza das manchas de gorduras presentes nas lentes, execute o mesmo procedimento acima, todavia usando a solução de limpeza. Já as lentes de acrílico ou
plástico, bem como os filtros, não podem ser limpos com a solução descrita acima, assim, utiliza-se álcool etílico.

Vale destacar que, para que não ocorra depósito de poeira, as peças desmontadas durante o trabalho de limpeza devem ser deixadas sobre panos limpos.

Armazenamento
Quando não estiver sendo utilizado, o microscópio deve receber cuidados especiais para evitar a formação de fungos. A melhor opção é mantê-lo em um ambiente com ar condicionado ligado.

Caso isso não seja possível, uma caixa especialmente produzida em acrílico ou madeira, com aberturas para circulação de ar e um soquete interno com lâmpada são as melhores indicações. Salienta-se que a lâmpada deve permanecer ligada enquanto o microscópio estiver no interior da caixa.

 

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital