11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Entenda a importância de um microscópio para laboratório escolar

Publicado em: 15/05/2019

Imagem: Kkolosov | iStock / Getty Images Plus – O microscópio para laboratório escolar é fundamental para favorecer o ensino da biologia.

Muito se debate sobre a qualidade da educação do ensino fundamental e médio no Brasil, mas o principal desafio está sempre em entender como o ensino pode ser otimizado para que eduque os jovens de forma mais eficiente e torne o estudo mais atrativo para eles, prendendo sua atenção por mais tempo. Além disso, é importante também que o ensino se mantenha atualizado com as tecnologias que hoje roubam a atenção dos alunos. Uma das melhorias que muitas escolas já vêm adotando nesse ponto é a criação de um laboratório, mas antes de falarmos da importância do microscópio para laboratório escolar, podemos falar um pouco sobre a importância do laboratório em si.

Uma das técnicas que pode tanto facilitar o aprendizado dos alunos como fazer com que eles se interessem mais pelo estudo é um laboratório na escola, que ajudará tanto nos estudos de física como de química. A principal vantagem do laboratório é permitir que os alunos vejam na prática aquilo que até então se encontrava apenas nos livros e na teoria. E embora muitas escolas brasileiras hoje não possuam um laboratório devido ao alto valor dos recursos, muitos não sabem que com poucos equipamentos você já pode montar um laboratório que vai ajudar muito o aprendizado dos alunos.

Além de garantir um melhor aprendizado e um maior interesse pelas matérias em específico, o laboratório também proporciona trabalhos em grupos, desenvolvendo o espírito de equipe dos jovens e dando uma maior liberdade e possibilidades aos professores, que poderão aplicar uma série de atividades diferenciadas com os alunos, e inclusive fazer modelos de avaliações novas que saem apenas da prova teórica.

Por que investir em um microscópio para laboratório escolar?

O microscópio permite que os alunos vejam objetos minúsculos, ampliando sua imagem em até 1000 vezes, fazendo com que eles consigam ver tudo aquilo que está desenhado nos livros didáticos. Isso facilita muito o aprendizado por tornar mais palpável e real o que até então era visto apenas na teoria.

Além disso, o microscópio escolar torna o estudo muito mais atrativo e divertido para os alunos, visto que ele é um item popular nos laboratórios que sempre chama a atenção dos jovens, que no geral gostam de trabalhar com ele, gerando mais interesse dos alunos para as aulas.

Como funciona um microscópio?

De forma simplificada, o microscópio permite a ampliação da imagem de objetos pequenos usando um conjunto de lentes e uma luz. Essas lentes são diferentes uma da outra e estão localizadas uma em cada ponta do tubo do microscópio, que é o chamado de canhão.

O papel da luz aqui é atravessar o objeto e atingir as lentes, formando com isso uma nova imagem do objeto, dessa vez ampliada.

Tipos de microscópios para laboratórios escolares

Existe mais de um tipo de microscópio, e a escolha de qual a melhor opção vai variar muito da forma como ele será usado, da quantidade que será adquirida e o orçamento que a escola possui para o laboratório.

Existe microscópio binocular, monocular, trinocular e mais algumas opções, cada uma com suas próprias características. Por exemplo, o microscópio binocular permite ver os objetos ampliados e tridimensionais, enquanto os trinoculares geralmente são usados quando pretende se acoplar uma câmera para filmar ou fotografar.

 

Para você entender melhor os tipos de microscópios e qual se adequa melhor à sua necessidade, não deixe de conferir a página de Microscópios Ópticos da Prolab, uma empresa especializada em equipamentos de laboratório e pode lhe ajudar a montar seu laboratório desde o início ou então a renovar os equipamentos. Se você precisar de ajuda para entender melhor sua necessidade ou então conhecer mais sobre os produtos, você pode entrar em contato.

 

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital