11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Saiba quais observações podem ser feitas com a aquisição de um modelo de anatomia do sapo

Publicado em: 22/05/2019

Imagem: apichat_naweewong | iStock / Getty Images Plus – Um modelo de anatomia de sapo faz toda a diferença em trabalhos específcios, que exigem precisão.

A dissecação de sapos é um tópico bastante conhecido, em especial pela sua popularização por utilização em filmes e demais elementos da cultura pop. Mas você sabia que realmente é possível aprender diversas questões interessantes com esse experimento? Naturalmente, hoje já temos opções mais modernas para fazer isso, como o modelo de anatomia do sapo, e não precisamos mais dissecar de fato um sapo real para fazermos essas observações. Esse modelo traz uma espécie de boneco que copia a anatomia real do sapo, mas neste post você vai entender melhor sobre o que é esse modelo e que tipo de observações você pode fazer com ele.

 

O que é o modelo de anatomia do sapo?

O modelo é feito em corte coronal usado para observar a parte interna do sapo. Ele tem em torno de 50 centímetros, é feito em plástico e possui duas visões. Em um dos lados, o ventral, mostra os órgãos internos do sapo e do outro, o lado dorsal, mostra o esqueleto dele.  Com esse modelo você consegue ver diversas partes do sapo como narina, estômago, fígado, pâncreas, rim, baço e muitos outros.

 

Que observações podem ser feitas com o modelo de anatomia do sapo?

O ponto mais importante da análise do sapo é que a anatomia dele é muito semelhante à do homem, e é exatamente por isso que esse animal em específico é usado para o estudo.

Esse tipo de recurso é muito usado na área de educação quando se está fazendo o estudo de anatomia, facilitando o aprendizado com exercícios práticos e analisando de forma mais real um animal e todos os seus órgãos.

Dentre as várias semelhanças entre o sapo e os humanos você poderá observar a estrutura óssea, onde ambos possuem o crânio e a espinha dorsal, embora a do sapo seja bem mais simples que a espinha humana, com apenas nove vértebras. E é exatamente esses pontos de simplificação que facilitam o entendimento do funcionamento da anatomia como um todo. Os ombros e patas dianteiras também são extremamente semelhantes à estrutura óssea dos nossos braços, embora um pouco mais simplificadas, possuindo apenas um osso onde nós temos dois.

Mas além da estrutura óssea, a estrutura de órgãos dos sapos também é muito semelhante à humana, embora eles não possuam a divisão de caixa torácica, abdômen e pelve como acontece na anatomia humana, seus órgão ficam todos em um mesmo espaço do corpo, facilitando assim a análise e compreensão do funcionamento de todos os órgãos em conjunto.

Além disso, o funcionando dos órgãos dos sapos funciona de forma muito semelhante aos nossos, e todos eles estão representados no modelo de forma a ficar fácil a visualização e entendimento. São diversos órgãos representados, como já citados acima.

 

Por que adquirir um modelo de anatomia do sapo?

Embora antigamente essas análises fossem realizadas em sapos reais, isso é uma prática negativa tanto por uma questão ambiental como econômica, visto que um único modelo pode ser usado diversas vezes para diversas análises.

Se você ainda não possui um modelo para fazer essas observações, você pode adquirir seu modelo de anatomia do sapo agora mesmo com a Prolab, uma empresa especializada em materiais para laboratórios e começar a fazer seus estudos e observações.

 

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital