11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Entenda a definição de água peptonada, sua composição e modo de preparo

Publicado em: 23/01/2019
água peptonada

iStock / Getty Images Plus / dra_schwartz A água peptonada é um meio de cultura comumente utilizado em testes bioquímicos da indústria alimentícia, permitindo a análise de bactérias como a salmonela.

Muito utilizada em testes bioquímicos, especialmente na indústria alimentícia, a água peptonada é um meio de cultura de uso indicado para cultivo de organismos não-fastidiosos e que se caracteriza por proporcionar um crescimento mínimo, permitindo que todas as bactérias presentes em uma determinada amostra se manifestem completamente.

Meios de cultura: o que são e qual a importância?

Os meios de cultura são preparados químicos que carregam os nutrientes necessários para os microrganismos presentes em uma determinada amostra biológica se multipliquem, permitindo a realização de estudos e análises laboratoriais.

Esses testes são extremamente importantes em diversos setores, em que o uso dos meios de cultura é um método bastante eficiente para a identificação dos organismos e do modo como eles se comportam em diferentes ambientes. A indústria alimentícia é um dos segmentos que mais utilizam esses testes, já que a presença de algumas bactérias e microrganismos pode representar um grave risco à saúde dos consumidores.

Como é utilizada a água peptonada?

A água peptonada é comumente usada em testes bioquímicos da indústria alimentícia, permitindo que bactérias como a salmonela sejam analisadas de acordo com sua fermentação. Em um litro de água peptonada, podemos observar os seguintes itens e quantidades:

  • Peptona: 10g
  • Cloreto de sódio: 5g
  • Fosfato dissódico: 3,5g
  • Fosfato Monopotássico: 1,5g

Esta composição faz com que a água peptonada possua um pH final de aproximadamente 7,2, podendo variar em 0,2 a mais ou a menos. É importante ressaltar, porém, que a composição da água peptonada pode ser ajustada para que a substância atenda às especificações de desempenho esperado para cada teste. Este ajuste, no entanto, deve ser feito com cautela para que os resultados não sejam comprometidos.

Modo de preparo da água peptonada

Para preparar um litro de água peptonada, devem ser seguidos apenas três passos:

  1. Dissolver uma quantidade de 20g do meio em um litro de água purificada;
  2. Em seguida, esta solução deve ser misturada completamente, até que todo o conteúdo adicionado à água seja totalmente dissolvido, sem resquícios sólidos;
  3. Após este procedimento, a água peptonada deve ser esterilizada com ajuda de uma autoclave.

Se preparada corretamente e utilizada de maneira adequada em um meio de cultura, a água peptonada permite a importante análise de comportamento das bactérias e microrganismos, fundamental para uma série de avanços nas indústrias em que este meio é utilizado.

Vale destacar que a Prolab oferece uma grande variedade de meios de cultura — que podem ser enriquecedores, seletivos, diferenciadores, animados, inanimados ou de manutenção —, sempre atendendo às necessidades de cada laboratório e as características das experiências a serem analisadas. Confira nossos produtos para laboratório e, se ficar com dúvidas, entre em contato conosco!

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital