11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Saiba o que é e quais as diferenças entre destilação simples e destilação fracionada

Publicado em: 18/11/2014

O processo de destilação consiste na separação de misturas que serão analisadas ou utilizadas futuramente. Existem duas maneiras de dividir e destilar uma mistura: a simples, mais comum em laboratórios em geral, e a fracionada. Saiba mais sobre cada uma delas abaixo:

Diferenças entre destilação simples e destilação fracionada

Tanto a destilação fracionada como a destilação simples são métodos de separação de misturas homogêneas. Ambos consistem, basicamente, no aquecimento da mistura até sua ebulição,seguida da condensação dos vapores do líquido.

Destilação Simples: separa, de forma eficiente, um sólido e um líquido de uma mistura homogênea. Consiste-se na separação do líquido em forma de vapor, sendo que esse vapor é posteriormente condensado por meio de um aparelho denominado condensador.

Destilação Fracionada: processo que se caracteriza pelo aquecimento de uma mistura composta por mais de dois líquidos que possuem diferentes pontos de ebulição.

 

Depositphotos.com / doethion A destilação fracionada é um processo realizado através do aquecimento de uma mistura composta por mais de dois líquidos que possuem diferentes pontos de ebulição.

Após o aquecimento da solução, ocorre a separação do líquido com menor ponto de ebulição e, posteriormente, do líquido com o maior ponto de ebulição.

Exemplos da utilização da destilação fracionada:
– No caso de derivados do petróleo, cada componente é destilado em uma temperatura diferente: querosene e gasolina são separados em baixas temperaturas, enquanto óleos e parafinas exigem temperaturas mais elevadas;
– Em alambiques, o álcool é obtido pela destilação do mostro da cana, que passa por um processo de fermentação em que é decomposto por microrganismos.

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital