11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Como preparar um meio de cultura para bactérias e fungos

Publicado em: 23/12/2014

Meios de cultura são preparações químicas que estimulam o cultivo de microrganismos a serem analisados em um determinado procedimento, permitindo que sejam estudados. Para isso, é indispensável que os meios de cultura possuam nutrientes básicos que alimentes os fungos e bactérias a serem analisados.

meio de cultura

© Depositphotos.com / angellodeco Os meios de cultura são preparações químicas que estimulam o cultivo de microrganismos a serem analisados em um determinado procedimento, permitindo que sejam estudados.

 

Um meio de cultura pode ser sintético, com componentes definidos quimicamente, ou complexo, quando são adicionadas substâncias provenientes da natureza (extrato de carne, peptona, sangue, entre outras). Quanto ao estado físico, pode ser líquido (caldo) ou sólido (caldo com 1,5% a 2% de ágar).

O preparo de um meio de cultura para bactérias requer os seguintes materiais:

  • Ágar
  • Copos descartáveis
  • Frascos de meio de cultura
  • Água destilada
  • Balança
  • Placas de Petri

Caso utilize meios preparados comerciais, pese-os separadamente, usando papel manteiga ou papel alumínio. Após a pesagem do pó, acrescente a água destilada aos poucos, tendo a precaução de homogeneizar cada componente adicionado.

O Brain Heart Infusion (BHI) Ágar é indicado para o cultivo de qualquer micro-organismo em ágar (caldo sólido). Para isso, os materiais necessários são:

Dissolva o BHI na água destilada e agite bem. Em seguida, ferva em microondas ou placa aquecida, agitando sempre para dissolver a água. Autoclave em garrafas a meia rosca por 15 minutos a 121º C. Ainda quente, distribua em placas, para evitar que solidifique.

O Brain Heart Infusion (BHI) caldo é indicado para o cultivo de qualquer micro-organismo que requeira um meio líquido. Os materiais necessários são os seguintes:

  • Brain Heart broth (37 g)
  • Água destilada (1000 ml)

Dissolva o BHI na água destilada e agite bem. Autoclave em garrafas a meia rosca por 15 minutos a 121º C. Distribua o BHI caldo estéril nos tubos.

A técnica de semeadura varia de acordo com o meio de cultura (caldo ou sólido), mas as seguintes regras devem ser respeitadas em ambos os casos:

  • Esterilize por flambagem a agulha e a alça de níquel-cromo antes e após qualquer cultivo. Esfrie-as cuidadosamente antes da coleta.
  • Sempre abra os recipientes próximos à chama do bico de Bunsen.
  • Evite que as tampas dos tubos e placas fiquem sob a bancada durante o cultivo.
  • Não perfure ou rasgue o ágar, pois acarreta o acúmulo de bactérias e altera as condições de crescimento bacteriano.

Para a semeadura em meio sólido: divida a Placa de Petri em três partes, utilizando um pincel marcador para fazer linhas na parte inferior da placa. Depois, mergulhe a alça de platina esterilizada na cultura bacteriana que for usar. Em seguida, faça estrias em cada divisão, respeitando as linhas e utilizando toda a superfície da placa, da melhor maneira possível.

Para a semeadura em meio líquido: Destampe o tubo e retire uma porção de amostra com a alça, fechando-o em seguida. Retire a tampa do tubo que será inoculado e introduza a alça até aproximadamente ¼ de profundidade do meio. Feche o tubo.

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital