11 5671-9100
Telefone: 11 5671-9100 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Entenda o que é o processo de destilação feito em laboratório

Publicado em: 12/11/2014

Um dos processos mais comuns dentro do ambiente laboratorial é a destilação, que consiste na separação de misturas que serão analisadas ou utilizadas futuramente. É um método físico para se obter duas composições a partir de uma mistura homogênea. Atualmente, existem duas maneiras de dividir e destilar uma mistura: a maneira simples, mais comum, e a fracionada.

flickr.com / Arlen A destilação é a separação de misturas que serão analisadas ou usadas futuramente, obtendo duas composições a partir de uma mistura homogênea.

 

Como é feita a destilação?

A destilação é um processo que separa uma mistura de modo a obter duas ou mais substâncias. Na destilação simples, são separadas misturas do tipo sólido-líquidas. O primeiro passo para isto é inserir a mistura dentro do balão de destilação e, na sequência, aquecê-lo usando uma tela de amianto e um bico de Bunsen. Quando a mistura for inflamável, o processo de destilação simples também pode ser iniciado com uma manta do tipo elétrica.

Após o líquido entrar em ebulição, o vapor é direcionado ao condensador — uma vidraria com tubo na parte interna e duas entradas que conectam mangueiras de látex, que realizam o transporte de água (entrada e saída). Neste momento, o vapor passa pelo tubo interno e é resfriado, voltando para seu estado líquido para, em seguida, ser depositado em um béquer localizado na parte final do condensador. O resultado? A parte sólida é separada do líquido (que virou vapor e voltou a ser líquido) e permanece no balão de destilação.

O que é destilação fracionada?

A principal diferença da destilação fracionada em relação ao método simples é que esta técnica é utilizada para separação de duas substâncias líquidas, sem misturas sólidas. A destilação fracionada é essencial em diversos processos, como na fabricação de bebidas alcoólicas destiladas e também na refinação de petróleo para obtenção de derivados.

Um detalhe importante da destilação fracionada é que o processo trabalha misturas bem estabelecidas em suas composições, com pontos de ebulição uniformes e semelhantes. Outro ponto importante é que, antes da utilização no condensador, é aplicada a mistura em uma coluna de fracionamento com pequenas bolas de porcelana que dificultam a passagem do vapor.

Quando o líquido homogêneo é aquecido, aquele que apresenta um ponto de ebulição inferior evapora primeiro e vai direto até o condensador, voltando ao estado líquido. Na sequência, o líquido com maior ponto de ebulição passa pelo mesmo processo e também vai até o condensador vazio. Os dois líquidos passam pela coluna de fracionamento e, por isso, a técnica é chamada de destilação fracionada.

Últimas Notícias

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital