11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Autoclave Vertical: saiba como usar e preservar o equipamento

Publicado em: 24/07/2018
autoclave vertical

Prolab A autoclave é usada para esterilização de instrumentos de laboratório, e destaca-se por ser um equipamento essencial para a saúde e segurança.

Autoclave é o nome de um equipamento usado para esterilização de instrumentos de laboratórios químicos, industriais, farmacêuticos, hospitais e de salões de beleza. Trata-se de um dispositivo essencial para a saúde e segurança de todos, uma vez que utiliza vapor úmido para eliminar agentes contaminantes de materiais que entraram em contato com sangue, pele ou superfície com algum tipo de sujeira.

Existem diferentes tipos de autoclave, sendo que alguns são apresentados na versão vertical e outras na horizontal. O que as distingue é que o equipamento vertical apresenta a porta na parte de cima, e os instrumentos ficam armazenados na vertical, enquanto a autoclave horizontal tem a porta em um dos lados.

Autoclave vertical: como operar o equipamento?

Antes de ligar a autoclave, é preciso colocar água nela e posicionar o cesto perfurado dentro do equipamento (essa é a estrutura em que serão depositados os instrumentos a serem esterilizados). Ligue o aparelho no máximo e, em seguida, abra a válvula de expulsão do ar, cuja mangueira deve estar apontada para fora do ambiente. Espere começar a sair vapor para fechar a válvula.

Quando o aparelho alcançar a temperatura de trabalho desejada, mude o funcionamento do dispositivo para “médio” e comece a contar o tempo para cada instrumento. A maioria dos materiais a 121º exige de 10 a 15 minutos para serem esterilizados. Depois desse tempo, desligue completamente a autoclave. Abra a válvula para que o vapor saia e a pressão diminua mais rápido. Só se pode abrir a autoclave quando a temperatura chegar a 100ºC, e a pressão a 0.

Cuidados essenciais no trabalho com a autoclave vertical

  • Antes de ligar a autoclave vertical, verifique o nível de água dentro do equipamento: com pouca água, a resistência pode queimar. E tenha o cuidado de não trabalhar com água suja ou velha;
  • Se os instrumentos estiverem muito sujos, coloque-os em sacos para autoclave ou em um balde termoresistente. Lave-os em água quente e detergente neutro antes de passá-los na autoclave;
  • Esteja atento para que a pressão não caia na faixa vermelha, isto é, para que ela não fique muito elevada;
  • A válvula de segurança permite o escape do ar diante de algum imprevisto, como o esquecimento de se baixar do máximo para médio ou a válvula de pressão estar travada. Deste modo, nem a pressão nem a temperatura se elevam demais;
  • Ao abrir o equipamento, tome cuidado para não queimar as mãos na tampa, e não deixe a cabeça na frente da porta — que é por onde sairão os vapores quentes. Retire os materiais com luvas, se for usá-los imediatamente.

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital