11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Cuidados no descarte de perfurocortantes

Publicado em: 30/05/2014

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a classificação dos resíduos constituídos como materiais perfurocortantes é especificada em seu Grupo E e engloba instrumentos e objetos que contenham bordas, cantos, pontos ou protuberâncias agudas e rígidas capazes de perfurar ou cortar.

Lixo perfurocortante

Depositphotos.com/rihardzz Os materiais perfurocortantes devem ser sempre descartados separadamente em um recipiente específico.

Assim, podemos entender como pertencentes ao Grupo E (grupo dos materiais perfurocortantes) os seguintes objetos: as lâminas de bisturi; micropipetas;lancetas;lamínulas e lâminas; espátulas, lâminas de barbear; escalpes;agulhas; ampolas de vidro;limas endodônicas; brocas; pontas diamantadas; demais objetos com potencial de corte ou perfuração, além de todos os utensílios de vidro quebrados em laboratório (tubos de coleta sanguínea, pipetas e placas de Petri).

Salienta-se que todos os materiais perfurocortantes devem ser sempre descartados separadamente e no local de sua geração imediatamente após o seu uso, sempre valendo-se para isso de um recipiente específico para tal uso, que contenha características como rigidez e resistência a rupturas, vazamentos e ao processo desesterilização.

Salienta-se, ainda, que esse recipiente deverá conter também uma tampa forte e segura,além de, em sua parede externa, constar a inscrição do símbolo internacional de risco biológico, juntamente com a palavra “PERFUROCORTANTE”.

Além disso, para o correto descarte, define-se que, dependendo do tipo de material a ser descartado, sendo ele radiológico ou químico, deverá constar a sua devida especificação.

Outro ponto importante especificado pela ANVISA é relativo à proibição do reaproveitamento dos recipientes após seu esvaziamento, sendo, portanto, terminantemente proibido reaproveitá-los.

De maneira geral, recipientes coletores que são desenvolvidos especificamente para a utilização em serviços de saúde contém capacidade de armazenamento que varia entre 3 e 13 litros, sendo recomendável preencher somente 2/3 de seu total. Além disso, destaca-seainda a presença do desconectador de agulhas presentes nos mesmos.

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital