11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Conheça as partes do microscópio e suas funções

Publicado em: 17/07/2014

Utilizado para visualizar minúsculas estruturas, o microscópio é um equipamento essencial para qualquer laboratório. Isso porque o dispositivo permite a visualização de células, auxiliando no desenvolvimento da citologia e compreensão do funcionamento do corpo humano.

flickr.com / Matthew Hine Microscópio permite a visualização de células e outras pequenas estruturas.

O tipo de microscópio mais utilizado atualmente é o óptico (confira os outros tipos em “Saiba quais são os tipos de microscópios existentes“), que funciona com um conjunto de lentes que ampliam a imagem a imagem transpassada por um feixe de luz. Conheça as partes principais desse mecanismo:

Sistema de oculares: contêm duas lentes oculares, que ampliam a imgem formada pelas objetivas, ajustando possíveis deficiências ópticas. Sua capacidade de aumento gira em torno de 10x a 15x.

Lentes objetivas: conjunto de lentes que se sobrepõem, ampliando a imagem do objeto observado. Geralmente, um microscópio tem três ou quatro lentes objetivas, proporcionando poderes de aumento que variam de 4x, 10x, 40x e 100x.

Revólver: utensílio giratório que acopla as lentes objetivas, modificando o aumento de acordo com o giro.

Platina: plataforma plana que tem como função suportar o material ou lâmina que está em observação. Possui uma passagem de vidro por onde os raios de luz atravessam.

Diafragma: controla tamanho e intensidade do cone de luz que é projetado sobre o objeto.

Condensador: controla o foco e posicionamento da luz sobre a amostra analisada.

Botão macrométrico: permite a movimentação da platina para cima e para baixo, favorecendo o melhor ajuste de foco.

 

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital