11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

A importância da balança de precisão para farmácia de manipulação

Publicado em: 20/03/2019

Imagem: pattonmania | iStock / Getty Images Plus – Veja aqui no post os diferenciais de uma balança de precisão.

Uma farmácia de manipulação é um espaço onde remédios são fabricados de maneira personalizada para atender as necessidades específicas de cada pessoa. Lá, profissionais especializados usam insumos prescritos por médicos e outros especialistas de saúde de diversas especialidades para desenvolverem fórmulas exclusivas, com quantidades e dosagens específicas e a ausência de qualquer substância que não seja necessária para o tratamento do paciente. Para tanto, equipamentos como uma balança de precisão são imprescindíveis.

Esse aparelho essencial para um laboratório possui diversas características únicas que ajudam no trabalho de uma farmácia de manipulação. Em geral, o equipamento conta com duas velocidades de leitura, microprocessadores e grande acuidade. É comum que ela seja feita em aço, polimetilmetacrilato e conte com painéis de leitura, indicadores de estabilidade, proporcionando entendimento e controle preciso das informações.

 

Balança de precisão para farmácias de manipulação

Sua funcionalidade para a realização de pesagens simples, porcentagens relativas e absolutas e medição de densidades, entre outras, fazem com que ela se destaque de outros tipos de balança. Seu desempenho, de alta tecnologia embarcada, permite plena integração com softwares comuns no mercado, como aplicativos de textos e planilhas, oferecendo uma gestão precisa dos dados obtidos pela balança de precisão. Todos os modelos no mercado brasileiro são testados e aprovados pelo Inmetro.

Diversos itens adicionais podem ser adquiridos para proporcionar utilidades diferentes para uma balança de precisão. Entre os mais comuns estão painéis de luzes, calibração ativa e baterias recarregáveis, mas existem muitas opções disponíveis na atualidade. Elas são divididas em dois tipos:

  • Balanças semi analíticas: são capazes de pesar itens a partir de 0,001 g (1 mg), ou seja, um milésimo de quilograma;
  • Balanças analíticas: são capazes de pesar itens muito mais leves, a partir de 0,00001 g, ou seja, um centésimo de miligrama.

Ambas são utilizadas não só em farmácias de manipulação, mas em diversos campos de atuação, como em laboratórios de biologia, biomedicina e na indústria alimentícia. Sua calibração é essencial para o bom funcionamento do equipamento.

 

Como calibrar e preservar o funcionamento de uma balança de precisão?

Em primeiro lugar, é preciso utilizar pesos padrões para comprovar o bom funcionamento de uma balança de precisão. O bom profissional de uma farmácia de manipulação nunca começa seu trabalho sem se certificar que sua balança está bem calibrada. Para isso, é necessária uma superfície que não conte com nenhum tipo de vibração e que os pesos utilizados para o teste não sejam manipulados diretamente pelas mãos do trabalhador.

Além disso, esses tipos de equipamento são muito frágeis. Qualquer tipo de moléstia ou dano pode comprometer para sempre o funcionamento e a confiabilidade de uma balança de precisão. Também é importante lembrar que as condições do laboratório, como correntes de ventilação, podem interferir nos resultados apresentados.

 

Prolab

A Prolab é especializada em equipamentos de precisão para laboratórios e farmácias de manipulação. Atendendo seus clientes desde 1981, nossa empresa cresceu a partir de uma filosofia de trabalho que alia compromisso, ética e competência. Sua posição no mercado foi consolidada após décadas de estreita parceria com seus clientes e fornecedores.

Distribuidora das mais variadas marcas nacionais e importadas, a Prolab oferece um atendimento personalizado, preços baixos e as melhores condições de fornecimento para diversos itens que a sua empresa precisa. Contamos com diversas soluções para áreas biológicas, físicas e químicas!

Trabalhamos com o objetivo de sermos uma parceira ideal para a indústria, universidades, escolas, clínicas e centros de pesquisa. Clique aqui e entre em contato com uma equipe de profissionais experientes, prontos para apresentar alternativas ideais para você. Oferecemos os mais diversos tipos de materiais para laboratórios, com qualidade, eficiência e garantia!

 

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital