11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Banho termostático: conheça sua função e seus diferentes tipos

Publicado em: 17/04/2019

Imagem: anyaivanova | iStock / Getty Images Plus – Existem vários tipos de banhos termostáticos. Veja quais são os principais.

O banho termostático usado em laboratórios serve para aquecer diversos tipos de substâncias que não podem ser manipuladas diretamente em alguma chama ou necessitam de um aquecimento vagaroso e homogêneo. Nesse post vamos saber um pouco mais sobre ele.

Diferentemente de banhos normais, o banho termostático é utilizado para controlar precisamente a temperatura. Isso é necessário para estimular a resposta de algumas enzimas, por exemplo, emulando o calor do organismo dos seres vivos. Por isso, nem sempre é utilizada a água como condutor a ser aquecido, já que muitas vezes é necessário um líquido com ponto de ebulição maior, dependendo da substância que precisa ser manipulada.

Como em qualquer tipo de trabalho realizado dentro de um laboratório, alguns cuidados são importantes para obter sucesso e fazer em segurança um banho termostático. O primeiro é evitar que haja sujeira na água que será utilizada.

Para tanto, a energia do aparelho de banho termostático deve ser desligada e o volume de água verificado antes do uso. Ele deve estar sempre acima do indicado no aparelho, sendo suficiente para cobrir resistências e sensores de temperatura.

A água empregada no banho termostático de laboratório deve ser destilada ou deionizada, mantida em banho de temperatura contínua para evitar sua evaporação e variações indesejáveis.

 

Banho termostático

A função do equipamento de banho termostático é manter substâncias sob as mesmas condições de temperatura. Existem vários modelos capazes de fazer isso. Abaixo indicamos os três mais comuns:

Híbrido – possui grande área de uso e aproveita diversos recursos, como nitrogênio, vapor e água, para realizar sua função. É de baixo custo e de longa vida;

Alta temperatura – pode chegar a até 425 °C e proporciona alta duração sem troca de líquido;

Média temperatura – pode chegar a até 120 °C e também dura bastante sem necessitar de troca de líquido.

Muitos desses aparelhos possuem características essenciais para serem usados em laboratórios dos mais variados segmentos. Confira:

  • Os displays contam com os limites máximos e mínimos de temperatura, plataforma em aço inoxidável e resistente a altas temperaturas e ambientes corrosivos;
  • Contam com bombas de circulação ajustáveis, adequadas para controlar a temperatura de diversos tipos diferentes de materiais;
  • Possuem bobinas de resfriamento para manter a temperatura ambiente usando água corrente;
  • Medidores da temperatura externa por sonda e alarme quando há descontrole na temperatura;
  • Interface para controle por computador ou impressão de dados.
  • O banho termostático pode ser empregado em viscosímetros rotacionais, climatização de capas de reatores, prismas, condensadores e evaporadores rotativos, entre outros.

 

Prolab

Há quase quatro décadas a Prolab é uma das principais parceiras brasileiras de universidades, escolas, clínicas, centros de pesquisa, farmácias e laboratórios de todo o país. Reconhecida pelo mercado desde seu nascimento, em 1981, nossa empresa cresceu empregando uma filosofia de trabalho que alia compromisso, ética e competência.

Atendimento personalizado e condições atrativas trouxeram e preservaram nossos clientes por todos esses anos. Se você quer contar com equipamentos confiáveis e duráveis, veio ao lugar certo. Nosso objetivo é sempre trazer o melhor da experiência laboratorial para você. Para atender todas as suas necessidades, contamos com soluções inovadoras nas áreas biológicas, químicas e físicas.

A Prolab não é apenas uma distribuidora, mas sinônimo de segurança e qualidade. Se você quer precisa de expertise e orientação, conte com um atendimento de primeira que irá se dedicar para resolver sua demanda. Aqui você tem à disposição uma equipe formada por profissionais de larga vivência prontos para apresentar alternativas sob medida para sua empresa.

Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Clique aqui, entre em contato e conheça todas as opções que oferecemos para você!

 

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital