11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Conheça a lista de 9 objetos básicos obrigatórios em um laboratório escolar de química

Publicado em: 10/04/2019

Imagem: Wavebreakmedia | iStock / Getty Images Plus – Confira o que não pode faltar em um laboratório escolar.

A ciência está em baixa no Brasil e um laboratório escolar bem equipado continua sendo uma raridade por aqui. Dados do governo federal mostram que apenas uma em cada quatro unidades de ensino básico, que termina no 9º ano escolar – a antiga 8ª série –, possui esse espaço essencial para o aprendizado dos nossos jovens. Nesse post, vamos falar quais objetos de laboratório de química são essenciais para que ele possa funcionar bem.

Antes de tudo, a primeira e mais importante regra de qualquer laboratório envolve a segurança. Pode parecer óbvio, mas muitos alunos e professores se colocam em perigo por não seguir orientações básicas, como usar equipamentos de proteção. Não se esqueça!

Objetos de laboratório de química

 1- Óculos, luvas e aventais
Os óculos de segurança são necessários em todos os laboratórios escolares de química. Não os usar pode causar irritação nos olhos e até cegueira em caso de acidente. Uma pequena gota de ácido pode espirrar para fora do recipiente a qualquer momento. Luvas de látex devem ser usadas quando houver a possibilidade que produtos químicos corrosivos se derramarem em suas mãos. Um avental de laboratório também pode evitar ferimentos em caso de respingos. Também é importante lembrar: nunca use sapatos ou sandálias de dedos abertos em um laboratório.

2-Becker

Um Becker é um recipiente usado para misturar, mexer e aquecer produtos químicos. A maioria dos modelos de Becker têm bicos em suas bordas, marcações de volume e bordas para manipulação. São encontrados em vários tamanhos.

3-Erlenmeyer

Também conhecido como frasco cônico, o frasco de Erlenmeyer foi batizado em homenagem ao seu inventor. Ele possui um gargalo estreito que se expande até sua base. Isso permite fácil mistura e agitação do frasco sem riscos de derramamento. A abertura estreita também permite o uso de uma rolha de borracha ou vidro. Uma importante dica de segurança aqui é nunca aquecer este frasco enquanto ele estiver tampado. Isso pode causar pressão suficiente para explodir o frasco.

4-Tubo de ensaio

Um tubo de ensaio é um tubo de vidro com uma extremidade aberta e a outra extremidade fechada. A extremidade fechada é arredondada. Eles são usados ​​para armazenar pequenas amostras, avaliação qualitativa e comparação. Eles geralmente são mantidos em uma prateleira de suporte. Nunca aqueça um tubo de ensaio tampado.

5-Vidro de relógio

Apesar de seu nome exótico, o vidro de relógio é apenas um pedaço redondo de vidro ligeiramente côncavo e convexo. São usados ​​para evaporação e ou como tampas.

6-Funil

Um funil de laboratório é como qualquer outro funil, exceto pelo fato de que ele foi projetado para ser usado especificamente nesse ambiente. São feitos de plástico ou vidro e podem ter uma haste curta ou uma haste longa.

7-Recipientes graduados

Essas são ferramentas de medição primária de um líquido. Existem várias marcações com incrementos específicos, diversos tamanhos e, quanto menores forem em diâmetro, mais precisas serão as medições de volume.

8-Bico de Bunsen

Um bico de Bunsen é um aparelho mecânico conectado a uma fonte de gás inflamável. Há um botão para ajustar a quantidade de fluxo de gás e controlar o fluxo de ar. Toda a segurança é imprescindível para lidar com essa ferramenta.

9-Balança de precisão

Uma balança de precisão é usada para pesar substâncias químicas. Elas devem estar sempre em algum recipiente e nunca devem ser colocadas diretamente na balança. É importante não mover a balança, já que elas geralmente são calibradas na posição exata em que se encontram. Algumas balanças possuem proteções para impedir que correntes de ar afetem seu funcionamento.

 

A Prolab quer ser mais do que uma distribuidora. Confira todos os materiais que oferecemos e tenha a certeza de contar com um atendimento de primeira sempre que precisar. Aqui você tem à disposição uma equipe formada por profissionais experientes e que estão prontos para lhe apresentar alternativas sob medida.

Quer saber mais? Clique aqui, entre em contato e conheça nosso trabalho!

 

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital