11 5671-9100
Telefone: 11 5671-9100 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Entenda a diferença entre balanças analíticas e semianalíticas

Publicado em: 08/05/2019

Imagem: Markus Thoenen | iStock / Getty Images Plus – Existem diferenças importantes entre balanças analíticas e semianalíticas. Veja na sequência.

Um item muito comum e essencial em laboratórios, sejam eles químicos, farmacêuticos, alimentícios ou acadêmicos, são as balanças. Mas se você pesquisou por balanças recentemente já percebeu que existem mais de um tipo, como a de precisão, analítica, semianalítica e de alta capacidade. E cada um desses tipos têm características e finalidades diferentes. Aqui neste post você vai entender melhor para que servem a balança analítica e semianalítica, além de ver quando você deve usar cada uma delas, pois embora elas sejam bem parecidas, possuem uma diferença muito importante e que, se adquiridas de forma errada, podem colocar em risco o sucesso das análises.

O que são as balanças analíticas e semianalíticas?

As balanças no geral servem para fazer a medição da massa de corpos e objetos. O que difere essas balanças das demais é a precisão delas. Por serem balanças próprias para serem usadas em laboratórios, onde é preciso uma análise detalhada de objetos de massa pequena, elas precisam ser muito precisas.

Essas balanças são tão precisas que as correntes de ar e a umidade podem afetar a sua medição, e por isso são usadas em locais controlados, onde até mesmo a luz solar do local é controlada e quem estiver usando a balança deve utilizar luvas para manusear os objetos a serem pesados, evitando assim que a umidade das mãos passe para o objeto e influencie no peso dele.

Qual a diferença entre as balanças analíticas e semianalíticas?<h/3>

Mesmo que os dois tipos sejam de balanças de alta precisão, a balança analítica possui um detalhamento ainda maior, chegando a 0,0001g, enquanto a precisão da balança semianalítica é de 0,001g.

A balança analítica também possui protetores de vidro ao redor do prato de medição. Isso é usado para evitar que o ar ou outros fatores externos afetem a medição do objeto. Por serem usadas quando é necessária uma precisão muito exata, qualquer influência externa vai afetar no resultado, podendo causar erros graves no resultado da pesquisa ou experimento.

Por causa dessa necessidade de detalhamento e exatidão a balança analítica é usada em ambientes muito mais controlados e exige um nível de cuidado muito maior, o que não seria necessário no uso da balança semianalítica.

 

É exatamente por causa dessa diferença na precisão que a escolha da balança correta é importante. Se você precisa de precisões maiores, precisará de uma balança analítica no seu laboratório, e o uso da balança semianalítica nesses casos poderá comprometer o resultado do seu experimento.

 

A Prolab oferece todo o tipo de materiais para laboratórios, inclusive balanças. Você pode ver na nossa página de balanças todas as opções que oferecemos, que incluem tanto as balanças analíticas como as semianalíticas em diversos tamanhos diferentes, assim você pode escolher a que melhor se adequa às suas necessidades de precisão. E se você precisar de auxílio para entender qual a melhor balança para o seu laboratório, você pode entrar em contato e pedir ajuda ao nosso time.

 

Últimas Notícias

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital