11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Entenda o que é Agar Batata e para que serve

Publicado em: 26/07/2018
meio de cultura agar batata

iStock / Getty Images Plus / Thanet_Khamkhlai O Agar Batata Dextrose é um meio de cultura utilizado principalmente na produção de alimentos, auxiliando na contagem de fungos e leveduras.

O chamado meio de cultura é um preparo químico que possui nutrientes necessários para que os microrganismos de uma determinada amostra biológica se multiplicam, de forma que seja possível realizar estudos e análises laboratoriais. Existem diversos tipos de meio de cultura, cada qual com características específicas que garantem as condições ideais para nutrir e estimular o crescimento do microrganismo desejados.

O que é o Agar Batata?

O Agar Batata Dextrose, também conhecido pela sigla BDA, é um meio de cultura utilizado principalmente no mundo da produção dos alimentos, com a finalidade de auxiliar na contagem de fungos e leveduras. Ele é rico em açúcares simples provenientes da batata e, por isso, pode ser utilizado como local de crescimento e cultura para diferentes tipos de microrganismos.

O BDA apresenta características diferentes de quando está preparado e em pó. Quando em pó possui uma aparência bege clara, homogênea e fluida, enquanto pronto ele apresenta cor âmbar e levemente opaca.

O Agar batata é desenvolvido a partir de batatas cruas, sendo que para produzir o meio de cultura BDA é preciso utilizar 200 kg de batata crua e misturar com 20 gramas de dextrose, além de um litro de água destilada.

Também é possível encontrar Agar Batata que foi produzido sem utilizar a dextrose, mas nesses casos a substância é substituída por elementos como mel, xarope de milho, groselha ou sacarose.

Como e onde o Agar Batata é utilizado?

Ele é largamente utilizado na indústria de alimentos para realizar a contagem de leveduras e fungos. Ele atende a todas as condições da American Public Health Association (APHA), a Associação Americana de Saúde Pública. Porém, é preciso salientar que o Agar Batata não pode ser considerado um meio de cultura diferencial, isto é, a identificação de espécies e gêneros isolados só pode ser realizada por meio de testes bioquímicos e microscópicos.

Conheça outros tipos de meio de cultura neste link!

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital