11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Conheça as técnicas de extração de DNA

Publicado em: 29/10/2014

Conhecido simplesmente por DNA, o ácido desoxirribonucleico é um composto orgânico que contém as informações genéticas que coordenam desenvolvimento e funcionamento de células e vírus. Sua principal função é de armazenar instruções essenciais para a construção de proteínas essenciais para o funcionamento do corpo.

flickr.com / CIMMYT Processo de extração de DNA permite que cientistas estudem o funcionamento de células e vírus.

O processo para remoção e estudo desse material genético é chamado de “extração de DNA”, considerado um procedimento essencial para o aprimoramento da compreensão humana acerca do funcionamento dos organismos e vírus. É a partir da extração do DNA que os cientistas realizam análises que permitem a detecção de doenças, distúrbios e anomalias genéticas, além da identificação de vírus encontrados no ambiente.

O primeiro passo para a extração do DNA é a abertura da célula, por meio da remoção da membrana que a protege. Uma vez que esta membrana é constituída de proteínas, essa etapa inicial geralmente é feita com ajuda de proteases, um ingrediente que “quebra” as proteínas presentes.

Há também a possibilidade de realizar a lavagem do DNA com um álcool específico para a remoção dos sais. Durante o processo, deve-se ter bastante cuidado para que não ocorra a degradação do DNA.

 

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital