11 5671-9100
Telefone: 11 5671-9100 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Ágar Macconkey: entenda sobre sua composição e modo de preparo

Publicado em: 05/06/2019

Dentro de um laboratório são realizadas diversas atividades e são necessários vários tipos de preparos personalizados para cada tipo de trabalho, para obtenção de resultados diferentes e precisos. Por exemplo, os meios de cultura (também chamados de meios de cultivo) são preparações químicas aplicadas para multiplicação de microorganismos, como as bactérias. E, dentro desse cenário, o Ágar Macconkey merece destaque especial.

Este meio de cultura, especificamente, é utilizado para crescimento de bactérias Gram negativas, assim como para indicar sobre a fermentação de lactose. Este trabalho somente é possível graças à composição do Ágar Macconkey, que inibem o crescimento de bactérias Gram positivas (atenção à diferença). Tal composição apresenta violeta cristal e ácido biliar.

Quer saber mais? Continue lendo o post de hoje, aqui no blog da Prolab.

Ágar Macconkey: ligeiramente seletivo

Trata-se de um meio de cultura ligeiramente seletivo e tem uma explicação para isso: a concentração dos sais biliares, responsáveis pela inibição de microorganismos Gram positivos, apresentação redução quando há relação com outros meios entéricos. Justamente por isso, também é uma solução classificada como “meio seletivo”, ou seja, que permite a seleção dos determinados microorganismos, conforme objetivo da análise.

Como funciona?

Ao utilizar o Ágar Macconkey, as bactérias Gram negativas produzem colônias com coloração rosa e as bactérias que são incapazes de realizar a fermentação, são incolores. A distinção das cores é bem evidente, marcante, justamente para facilitar todo o processo e evitar falhas em determinados estudos laboratoriais. Podemos classificar da seguinte maneira: colônias rosadas (ou avermelhadas) são formadas por bactérias fermentadoras de lactose.

Por que utilizar?

Ao isolar determinadas bactérias é possível identificar alguns problemas graves. Por exemplo, as enterobacteriaceaes são bactérias encontradas em fezes, urinas, águas residuais e até mesmo em alimentos. Sua identificação é fundamental em vários processos laboratoriais.

Preparação

Vamos pegar como exemplo 51,5g de Ágar Macconkey. Esta quantidade deve ser suspensa em 1 litro de água deionizada ou mesmo destilada. Na sequência, é preciso aquecer a solução até que ela se dissolva completamente e, posteriormente, dispensar em garrafas, tubos ou frascos. A esterilização em autoclave deve ocorrer a 121ºC por 15 minutos.

Armazenamento

Deve ser guardado em temperatura controlada, entre 10 e 30ºC, em um ambiente completamente seco. Sua embalagem deve ser muito bem fechada e somente utilizar dentro do prazo de validade (conforme orientação no rótulo). Já as placas preparadas com o meio devem ser armazenadas em temperatura que pode variar de 2 a 8ºC.

Descarte

Em hipótese alguma descarte a solução em lixos domésticos ou mesmo no esgoto. O Ágar Macconkey somente pode ser descartado conforme as regulações oficiais administrativas, ou seja, sob a responsabilidade de empresas responsáveis que trabalham especificamente com este tipo de substância. Já as embalagens contaminadas devem ser eliminadas como “produto não utilizado”.

A Prolab tem o que você procura!

Com know-how no mercado de materiais de laboratório e também meios de cultura, a Prolab é uma empresa referência no segmento e trabalha somente com produtos e soluções de altíssimo nível, justamente para atender aos mais exigentes padrões de qualidade e segurança de laboratórios de todo o Brasil.

E não é diferente quando o assunto é Ágar Macconkey. CONFIRA AQUI todos os diferenciais desse meio de cultivo seletivo.

Aproveite para entrar em contato com nosso time de especialistas e esclareça todas as suas dúvidas sobre o produto e demais itens disponíveis. Por aqui, você conta com o suporte personalizado de quem realmente entende do assunto. Envie seu e-mail hoje mesmo, clicando aqui, ou ligue para (11)5671-9100.

Crédito: Max_grpo / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Últimas Notícias

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital