11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Compreenda o exame de cultura bacteriana aplicado em diversos materiais biológicos

Publicado em: 28/02/2019

iStock / Getty Images Plus / Manjurul Exame de cultura bacteriana e materiais biológicos

A cultura bacteriana é uma técnica já bastante utilizada por estudiosos que se dedicam a conhecer e compreender as características das bactérias. A técnica consiste em cultivar, de fato, colônias dessas bactérias a serem estudadas, de modo que a pesquisa fique um tanto mais fácil. Além de facilitar, a cultura bacteriana ainda permite o estudo de outras características que não seriam possíveis de serem estudadas com as bactérias em seu estado original.

O cultivo das bactérias, através dessas colônias, permite o aprofundamento sobre as questões da morfologia e uma análise mais ampla sobre as propriedades de coloração. A partir da técnica, o agente bacteriano se torna um objeto completo de estudo, pois todas as suas características podem ser objeto de pesquisa dos estudiosos.

Como funciona?

Agora que você sabe que é possível criar uma colônia de bactérias propositalmente, sendo essa controlada para que se tenha um bom objeto de estudo, você deve estar se perguntando: como isso acontece? Como se formam as culturas de bactérias?

Em primeiro lugar, há que se ter um meio de cultura, e claro, um inóculo, o qual será responsável pela proliferação da sua espécie. O estudo já começa no meio de cultura, afinal, o inóculo pode ser submetido a diferentes meios, e o seu crescimento em cada um deles já é um ponto a ser analisado pelos pesquisadores.

Os meios de cultura podem ser de estados diferentes: líquido ou gelificado. Esses meio são classificados partir do estado que se apresentam, ou então, de acordo com a sua utilização ou pela sua composição.

Exame de cultura bacteriana

O exame de cultura bacteriana, também chamado de exame antibiograma, é o exame realizado a partir da técnica de cultura bacteriana. A sua finalidade é identificar, e acordo com o meio em que é colocado, as bactérias causadoras de um determinado problema, de modo que se possa saber quais medicamentos podem ser eficazes para combatê-las. É recomendado fazer esse exame para identificar qual o melhor medicamento para tratar as infecções causadas pelas bactérias em um paciente.

Exame cultura bacteriana em diversos materiais biológicos

Através do exame cultura bacteriana em diversos materiais biológicos é possível verificar, com precisão, a existência ou não de infecções em um determinado indivíduo, permitindo também a identificação das bactérias que precisam ser combatidas. É através de exame cultura bacteriana em diversos materiais biológicos que os médicos conseguem receitar o melhor antibiótico para seus pacientes.

A realização do exame cultura bacteriana em diversos materiais biológicos é bastante simples. O primeiro passo é a coleta dos materiais biológicos que estejam contaminados com as bactérias, por isso, o médico pode solicitar a coleta de fezes, sangue, urina, saliva, catarro ou até mesmo células de um órgão que esteja contaminado.

Com os materiais coletados, o laboratório submete esses materiais a um meio de cultura das bactérias existentes, e somente depois de formadas as culturas é feito então o exame cultura bacteriana. Esse exame consiste em aplicar antibióticos nas culturas, e o qual inibir mais a proliferação, é o medicamento indicado para tratar o problema. O exame cultura bacteriana em diversos materiais biológicos é, portanto, tranquilo e fácil de ser realizado, levando em média de 3 a 5 dias para ficar pronto.

Com mais de 30 anos de experiência no mercado, a Prolab oferece um atendimento completo e personalizado para laboratórios e indústrias de diversos segmentos. Veja os meios de cultura disponibilizados e entre em contato conosco!

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital