11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Entenda a diferença e singularidades entre microscópio binocular e trinocular

Publicado em: 19/09/2018
microscópio binocular

iStock / Getty Images Plus / Motortion Como o nome indica, o microscópio binocular possui duas lentes, enquanto o trinocular possui três.

Muito utilizado em laboratórios de pesquisas e análises clínicas, o microscópio é um equipamento que permite a visualização de estruturas diminutas, como micropartículas, átomos e células. Trata-se de um instrumento de extrema importância para o estudo da citologia, uma matéria que permite a melhor compreensão do funcionamento dos organismos.

Existem diferentes tipos de microscópio, sendo que o mais comum atualmente é o chamado microscópio óptico, que utiliza um conjunto de lentes para ampliar a imagem. O aparelho é formado por uma parte óptica (responsável por ampliar as imagens) e uma parte mecânica, que dá suporte para a outra parte e faz a focagem.

O que é um microscópio binocular?

Como o próprio nome indica, o microscópio binocular se refere a um modelo de microscópio que possui duas lentes oculares distintas, uma para cada olho. Desenvolvido com o intuito de visualizar estruturas anatômicas, tanto vivas como mortas, este dispositivo permite uma excelente análise e a geração de imagens tridimensionais.

Este é um tipo de microscópio perfeito para ser utilizado em salas de aula ou laboratórios mais simples, permitindo a ampliação do objeto entre 10 a até 1.600 vezes.

Microscópio trinocular: o que é e quais as diferenças?

A principal diferença entre microscópio binocular e trinocular é a quantidade de lentes que formam a estrutura do objeto: enquanto o modelo binocular possui duas lentes, o microscópio trinocular possui três — duas das lentes permitem a visualização por ambos os olhos, enquanto a terceira permite conectar uma câmera.

O microscópio trinocular, portanto, é indicado para a realização de estudos e projetos que necessitam de aprofundada avaliação e análise de imagens, bem como a comprovação do que foi visualizado. Ao possibilitar a colocação de uma câmera, portanto, o microscópio trinocular permite a captação, divulgação e até manipulação das imagens geradas a partir da observação gerada pelo equipamento.

Este tipo de microscópio é excelente para o estudo e observação de amostras microscópicas diversas, incluindo bactérias ou fungos. Por isso, ele é largamente utilizado em laboratórios de todo o mundo, além de salas de aula, reuniões ou eventos — já que permite que as imagens geradas pelo equipamento sejam transmitidas em tempo real para a plateia.

Outra vantagem deste tipo de equipamento é que ele possibilita um trabalho mais minucioso e completo por parte do cientista, já que a exposição muito longa dos olhos nos microscópios pode prejudicar a vista. Assim, o profissional pode salvar as imagens para continuar sua análise pelo tempo necessário, com segurança.

Vale destacar que a linha de microscópios ópticos oferecida pela Prolab é composta por equipamentos modernos e que trazem todas as funções e acessórios para obter os melhores resultados em análises laboratoriais. Solicite um orçamento!

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital