11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Meio de cultura Agar: entenda sua função para uso com sangue

Publicado em: 11/07/2018
meio de cultura ágar sangue

iStock / Getty Images Plus / Scharvik O ágar sangue é um meio de cultura indicado para o desenvolvimento de fungos, filamentosos e colônias leveduriformes.

Usado especialmente na microbiologia para a realização de cultura sólida de bactérias, o meio de cultura ágar é obtido com base em algas marinhas vermelhas, constituído por uma fusão de agaropectina e agarose.

Podendo ser encontrado no formato em pó ou em tiras secas, a principal característica do ágar é sua a capacidade de se manter maleável, mesmo quando exposto a altas temperaturas, permitindo seu uso dentro do propósito de verificação laboratorial. Embora seja utilizado em estudos biológicos, o ágar também pode ser aproveitado na culinária, especialmente na preparação de sobremesas.

Ágar sangue: características e função

Por conta da sua alta concentração de carboidratos e composição química rica em nutrientes, o ágar sangue é um tipo de meio de cultura excelente para o desenvolvimento de diversos tipos de fungos, filamentosos e colônias leveduriformes. Seu aspecto gelatinoso possibilita uma fácil e segura manipulação dentro do laboratório.

De modo geral, o meio de cultura na forma ágar sangue é usado para a criação de meios diferenciais e seletivos. No primeiro caso, ele possibilita o estabelecimento distinto entre microrganismos bastante semelhantes. Já no meio seletivo de cultura, o ágar sangue pode ser aplicado em determinados grupos de microrganismos, impossibilitando o crescimento de outros no mesmo espaço, elegendo um cenário para análise e estudo.

O meio de cultura ágar sangue é comumente usado em laboratórios de análises clínicas, como a produção primária para a separação de Streptococcus spp e Staphylococcus spp. O sangue humano pode ser utilizado quando há a necessidade de separar o bacilo da tuberculose em saliva. Para isso, o sangue precisa estar estéril, uma vez que ele é inserido ao ágar depois de sua autoclavagem.

Vantagens do meio de cultura ágar sangue

O meio de cultura agar sangue oferece os seguintes benefícios:

  • Agilidade: a contagem e/ou isolamento de microrganismo se realiza em um período rápido, entre 18 a 24 horas de incubação;
  • Uso fácil e prático: o meio de cultura ágar sangue é fornecido em placas prontas para utilização, abolindo o procedimento trabalhoso de preparação dos meios no laboratório;
  • Qualidade: o meio de cultura sangue também representa qualidade, pois sua produção, crescimento e distribuição se embasam em BPF, BPL e Normas ISO 9001:2000.

Com mais de X anos de experiência no mercado, a Prolab oferece um atendimento completo e personalizado para laboratórios e indústrias de diversos segmentos. Veja os meios de cultura disponibilizados e entre em contato conosco!

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital