11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

A importância da Placa de Petri para procedimentos com meio de cultura

Publicado em: 19/12/2018
placa de petri

iStock / Getty Images Plus / Satirus A placa de Petri é um recipiente de formato cilíndrico e achatado que serve observação de microrganismos em meios de cultura.

O chamado meio de cultura consiste em uma preparação química que possui nutrientes necessários para que os microrganismos de uma determinada amostra biológica se multipliquem. Desse modo, é possível estudar o material de maneira completa, identificando suas características e analisando seu comportamento em diferentes circunstâncias.

Para que as análises sejam feitas de maneira eficiente, muitos meios de cultura são preparados com ajuda de componentes distintos, para que sejam observadas as diferentes reações de cada tipo de microrganismo. Dentre os tipos de meio de cultura existentes, o Ágar é um dos mais utilizados por conta de sua alta concentração de carboidratos e estrutura rica em nutrientes.

Placa de Petri: o que é e sua importância para o meio de cultura

A placa de Petri é um tipo de recipiente com formato cilíndrico e achatado, feito de plástico ou de vidro, composto por duas partes: a base e a tampa. Existem, ainda, modelos compostos por anéis que prendem a tampa à base — de modo que várias placas possam ser empilhadas, sem que estas deslizem e causem acidentes durante sua utilização.

Fabricadas em poliestireno, as placas de Petri possuem um alto grau de transparência e são esterilizadas por meio de raios gama. Isso faz com que sejam ideais para o uso em meios de cultura, uma vez que possuem uma aderência mais homogênea da amostra, além de garantir maior facilidade para a identificação das bactérias presentes em cada estudo.

O uso da placa de Petri com meios de cultura, portanto, é muito comum em laboratórios que atuam com microbiologia, uma vez que seu uso permite uma observação mais detalhada e segura dos microrganismos. Para sua utilização em um meio de cultura, a placa de Petri é preenchida com o caldo do meio de cultura e, em seguida, a amostra é colocada no recipiente para agir com o líquido.

Outras utilizações da placa de Petri

Embora a principal utilização da placa de Petri seja o estudo de microrganismos em meios de cultura, ela também pode ser usada para a observação de diferentes formas. Uma delas é a germinação de plantas e de grãos de pólen que, dentro da placa de Petri, podem ser observados de forma detalhada.

Independentemente de seu uso, o ideal é que as placas de Petri com meio de cultura sejam descartadas após seu uso e enviadas para a incineração, uma vez que microrganismos podem se manter no material causando algum tipo de contaminação acidental. Assim, seu descarte correto evita acidentes e garante a segurança de todos que trabalham com a placa de Petri em laboratórios e processos de microbiologia.

Com mais de três décadas de experiência no mercado, a Prolab oferece materiais de qualidade para laboratórios, sempre de maneira personalizada para as necessidades de cada cliente. Para garantir um produto sempre em perfeitas condições, as placas para cultura disponibilizadas são 100% esterilizadas e embaladas individualmente. No caso das placas de Petri, os modelos são descartáveis e ideais para laboratórios de microbiologia.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital