11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Conheça 4 tipos de tesouras cirúrgicas e suas particularidades

Publicado em: 14/04/2018
foto de mão pegando tesouras cirúrgicas

Dutko / iStock / Getty Images Plus A tesoura cirúrgica é um dispositivo de alta capacidade de corte e que torna a perfuração mais estável e precisa.

Com a evolução constante da medicina, métodos, técnicas e equipamentos cirúrgicos são desenvolvidos e aprimorados todos os dias. Além de conhecimento sobre a anatomia humana e sobre o procedimento em si, é fundamental que o médico e o instrumentador cirúrgico conheçam todos os instrumentos que serão utilizados durante os procedimentos.

Isso diminui os riscos associados ao processo a ser executado, encurta o tempo de realização das cirurgias e reduz os riscos de contaminação. Um dos equipamentos cirúrgicos mais utilizados é a tesoura cirúrgica, um dispositivo de alta capacidade de corte e que torna a perfuração mais estável do que as realizadas com facas ou até mesmo bisturis cirúrgicos.

Em geral, as tesouras cirúrgicas são feitas de aço inoxidável, um material que é fácil de ser desinfetado e dura muito em comparação aos demais — como o titânio.

Qual a importância das tesouras cirúrgicas?

Uma vez que a tesoura cirúrgica deixa os dedos do usuário livres, há maior segurança e controle nas operações, o que garante que a operação seja realizada com sucesso. Por isso, escolher o tipo certo de tesoura cirúrgica que será utilizada durante o procedimento é fundamental para que tudo ocorra conforme o planejado.

Existem diversos tipos de tesouras cirúrgicas. Os mais comuns e mais utilizados são as Metzenbaum, Mayo, Littauer e Stevens. Como é possível perceber, as tesouras cirúrgicas normalmente são nomeadas com os nomes de seus criadores ou do local onde foram desenvolvidas. Conheça a seguir quatro principais tipos de tesouras cirúrgicas e suas particularidades:

Tesoura Mayo

Usadas para longos cortes em tecidos, a tesoura cirúrgica Mayo é um equipamento pesado, estreito e que pode ser feito de titânio ou aço inoxidável. Disponível no tamanho padrão ou extralongo, esse tipo de tesoura cirúrgica pode ter lâmina reta, usada para cortar tecidos que estão mais próximos de uma ferida, ou uma lâmina curva — que permite ao cirurgião realizar um corte mais profundo.

Tesoura Metzenbaum

Indicada principalmente para a realização da diérese (processo de divisão dos tecidos), a tesoura cirúrgica Metzenbaum é parecida com a tesoura Mayo, porém, é muito mais leve e tem alças mais longas. Apesar de ser mais utilizada em tecidos delicados, ela também é muito usada para cortes profundos no tecido. Disponível em diversos tamanhos, esse tipo de tesoura cirúrgica pode possuir lâminas curvas ou retas.

Tesoura Littauer

Outro tipo de tesoura cirúrgica muito utilizada pelos cirurgiões é a tesoura Littauer. Esse equipamento foi especificamente projetado para auxiliar em cortes de pontos e suturas. Suas lâminas são moldadas em formato de gancho, permitindo que a tesoura cirúrgica deslize pelas suturas de forma mais leve e fácil. Essa característica evita que a sutura ou o ponto escorregue para longe da lâmina quando o profissional for realizar o corte.

Tesoura Stevens

Com um design altamente especializado, a tesoura cirúrgica Stevens é muito utilizada para a realização de cirurgias mais complexas e delicadas. Considerada pequena em comparação com as outras tesouras cirúrgicas, esse equipamento possui lâminas estreitas e deve ser manuseado com muita atenção e cuidado.

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital