11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Conheça as principais funções de um medidor de ph de bolso

Publicado em: 28/02/2018
pessoa segurando pH de bolso

alvarez / iStock / Getty Images Plus O pH de bolso é indicado para medir o grau de alcalinidade ou acidez de uma substância de maneira prática e rápida.

O pH é uma sigla que diz respeito ao potencial hidrogeniônico, uma escala numérica que aponta o índice de acidez, alcalinidade ou neutralidade de uma solução, baseado em sua concentração de hidrogênio. A escala de pH vai de 0 a 14: quanto menor for o pH de uma substância, mais ácida ela é, enquanto o pH neutro é igual a 7 e índices mais altos que isso apontam soluções básicas.

O potencial hidrogeniônico de uma substância pode ser determinado a partir da utilização de um medidor de pH, também chamado de pHmetro. Este tipo de equipamento é muito importante para a indústria química, farmacêutica, cosmética, alimentícia e em diversas outras áreas, sendo oferecido em diferentes formatos, tais como o modelo de bancada e o de bolso.

Para que serve e como funciona um medidor de pH de bolso?

O pHmetro de bolso é um instrumento portátil de fácil manuseio que é indicado para medir o grau de alcalinidade ou acidez de uma substância, oferecendo informações precisas de maneira prática e ágil.

O medidor de pH é composto basicamente por um eletrodo acoplado a um potenciômetro. A leitura do aparelho é feita por um milivoltímetro que converte o valor de potencial do eletrodo em unidades de pH. O modelo de bolso é compacto e possui compensação automática de temperatura no visor, além de ser resistente, versátil e de fácil manuseio.

O eletrodo de medição de pH se caracteriza por um bulbo de vidro, com saída de milivolts que apresenta variações conforme a concentração de íons de hidrogênio nas suas áreas de dentro e de fora. O eletrodo de referência age como uma bateria cuja tensão varia de acordo com o pH detectado, cuja saída não sofre variações.

A impedância e suas resistências são consideradas importantes para amplificar a exatidão das tensões mínimas do eletrodo, oferecendo resultados sobre as unidades de pH no display digital.

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital