11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Estante para tubo de ensaio: entenda a importância do suporte para tubos de coleta

Publicado em: 02/01/2019
estante para tubo de ensaio

iStock / Getty Images Plus / MadamLead Os tubos de ensaio possuem um característico formato de “U” e, para garantir que fiquem devidamente armazenados, pode ser necessária uma estante.

O tubo de ensaio destaca-se como uma das peças mais utilizadas dentro de um laboratório. Trata-se de um recipiente feito de plástico ou vidro que pode ser encontrado em medidas variáveis e tem utilização bastante versátil — já que pode ser usado para realizar experiências em pequenos volumes, coleta de amostras, mistura de materiais ou simplesmente para armazenar qualquer tipo de substância.

Uma das principais características do tubo de ensaio é sua alta resistência a temperaturas baixas ou muito elevadas, de forma que podem ser utilizados em diferentes situações e experimentos na observação de materiais e amostras. Seu formato longo, estreito e tubular faz com que esses sejam equipamentos bastante característicos, permitindo a observação de amostras mesmo quando elas são bastante diminutas.

A base dos tubos de ensaio também é bastante específica, já que possui um formato arredondado em U e, portanto, sem extremidades. Esse formato evita que parte das amostras fique presa no fundo dos tubos, além de facilitar a higienização do material. Por outro lado, a ausência de uma base reta faz com que o tubo de ensaio não consiga ficar em posição vertical de maneira independente, necessitando sempre do suporte de uma estante.

Estante para tubos de ensaio

A estante para tubos de ensaio é um equipamento extremamente importante para os laboratórios, uma vez que estes tubos não conseguem ser armazenados verticalmente sem o devido apoio — e, muitas vezes, seu armazenamento horizontal pode interferir negativamente na observação das amostras e na realização dos testes.

Para que os tubos de ensaio fiquem devidamente armazenados, portanto, é preciso que haja uma estante para os tubos, de forma que todos possam ser mantidos verticalmente e sem prejuízo para as amostras. Os racks e suportes para tubos de ensaio são apresentados em diferentes modelos, permitindo a adaptação a inúmeras necessidades.

Benefícios do suporte para tubos de ensaio

A maior utilidade da estante para tubos de ensaio é, evidentemente, a possibilidade de armazenar corretamente as amostras e substâncias contidas neste recipiente. Além disso, a utilização do suporte contribui diretamente para a organização do ambiente laboratorial, evitando que este a bagunça prejudique o trabalho e a segurança deste local.

Algumas estantes possuem, ainda, suportes para que sejam colocadas placas identificadoras para cada tubo de ensaio, possibilitando uma organização ainda maior do laboratório e minimizando as chances de que ocorram erros ao manusear os tubos e materiais.

Vale lembrar que a Prolab distribui uma ampla variedade de materiais para laboratório, oferecendo grandes marcas nacionais e internacionais que garantem a segurança e o perfeito funcionamento de laboratórios biológicos, químicos e físicos. Os racks e suportes que compõem o catálogo da empresa são todos confeccionados em materiais de alta qualidade, sempre atendendo às necessidades de cada processo. Solicite um orçamento!

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital