11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Qual a diferença entre balão volumétrico de fundo chato e balão de fundo redondo?

Publicado em: 24/10/2014

O balão volumétrico é do um recipiente amplamente utilizado em laboratórios para o preparo e medição de líquidos que exigem exatidão e precisão de seus volumes. Seu diferencial para as buretas e pipetas está no tamanho: uma vez que é maior, o balão volumétrico é geralmente usado quando o volume é muito grande para caber em buretas ou pipetas.

 

flickr.com / George Perham O balão volumétrico é um equipamento muito usado em laboratórios para o preparo e medição de líquidos que implicam exatidão e precisão de seus volumes.

Anatomicamente, o balão volumétrico apresenta um formato muito similar ao de uma pêra, exceto pelo fundo grande e plano, e pelo pescoço — que possui forma cilíndrica. Esse pescoço possui uma linha com marcações, que serve justamente para medir e determinar a volumetria de líquidos. Seu topo possui uma tampa plástica ou rolha de vidro, para abertura e fechamento.

A maioria dos balões volumétricos utilizados em laboratório é constituída de polipropileno, e eles podem apresentar tamanhos e volumes variados. Os mais utilizados variam de 50 a 1000 mililitros.

Os balões volumétricos também se diferenciam quanto ao fundo, que pode ser chato ou arredondado. O primeiro tipo pode ser apoiado em superfícies planas e é utilizado para realizar reações com liberação de gases. O balão de fundo redondo, por sua vez, é aplicado em sistemas de refluxo e evaporação, geralmente acoplado a um equipamento rotaevaporador.

 

 

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital