11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Saiba o que é e como funciona um agitador magnético

Publicado em: 10/03/2014
Equipamento agitador magnético

O aparelho é utilizado para agitar soluções químicas, promovendo a homogeneização e mistura de materiais.

Criado em 1944 por Arthur Rosinger, o aparelho tem um mecanismo de funcionamento simples. Conta com um motor, utilizado para controlar a velocidade rotação, e um ímã acoplado a ele. Este ímã atua sobre a barra magnética de agitação – popularmente conhecida como peixinho –, que é colocada dentro do recipiente para criar um campo magnético que garantirá uma agitação eficaz da solução.

Frequentemente, os agitadores contam com um sistema de aquecimento. Neste caso, a placa térmica – feita de materiais como ferro fundido, alumínio ou aço inox – tem como principal função manter a temperatura das amostras que precisam ser diluídas quentes.

Os agitadores magnéticos costumam ser mais utilizados do que aparelhos com engrenagem devido ao seu funcionamento silencioso e eficaz. Além disso, não possuem partes móveis suscetíveis a quebras ou desgastes e são facilmente esterilizados.

O controle da temperatura e velocidade de rotação é feito por botões giratórios ou digitais, dependendo do modelo. Além desta variação, os agitadores magnéticos também diferem quanto ao seu tamanho, material, opção de aquecimento e capacidade.

 

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital