11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Saiba o que é e qual a função da proveta

Publicado em: 05/11/2014

A proveta é um instrumento laboratorial de formato cilíndrico que serve para medição de líquidos para os mais variados fins.  Pode realizar medições diversas, de acordo com o tamanho, e sua fabricação é geralmente em plástico ou vidro — o que afeta diretamente seu preço no mercado. Se comparada a outros instrumentos de laboratório, como a pipeta, a proveta tem menor precisão e seu uso é mais indicado para análises em que não é necessária uma medição mais detalhada.

Resultado de imagem para proveta foto

A estrutura da proveta é bem simples: o tubo cilíndrico de vidro ou plástico possui uma abertura no topo e uma base na parte inferior, o que permite que o instrumento fique em cima da bancada e possa ser utilizado com segurança e facilidade.

Após colocar o líquido dentro da proveta com um conta-gotas ou frasco de esguicho, o passo seguinte é elevar o instrumento laboratorial à altura dos olhos. Este procedimento é indicado para facilitar a análise do profissional, justamente por permitir melhor visualização do nível do líquido na proveta. Interessante notar que o líquido ficará “curvado” dentro da proveta, situação conhecida como Menisco. A medição será feita considerando a parte inferior desta curvatura.

Outro detalhe importante para quem pensa em comprar provetas graduadas para laboratório é que esses instrumentos laboratoriais não podem ser aquecidos, ou seja, a indicação é de sempre utilizar a proveta em temperatura amena para não danificar a estrutura e própria medição.

 

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital