11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Saiba quais equipamentos e vidrarias de um laboratório de análise microbiológica de alimentos

Publicado em: 26/02/2019

iStock / Getty Images Plus / SeventyFour Equipamentos e vidrarias de um laboratório de análise microbiológica de alimentos

A indústria de alimentos é uma das que mais cresce a cada dia que passa. Com a grande procura até mesmo pelos hábitos alimentares mais saudáveis, muitas pessoas optam pelas alternativas que apresentem maior qualidade. É praticamente impossível falar em qualidade sem falar em estudo, pesquisa e aperfeiçoamento.

É justamente isso que a indústria alimentícia faz, aliás, uma das suas tarefas é a análise microbiológica de alimentos. O estudo mais aprofundado e detalhado de cada elemento, de modo sempre a encontrar as melhores proporções e combinações, na medida certa para agradar ao paladar dos consumidores.

Para essa análise específica é preciso contar com um laboratório de análise microbiologia de alimentos, com todos (ou pelo menos a maioria) dos equipamentos necessários. Equipamentos e vidrarias de laboratório de alimentos são peças indispensáveis em uma indústria alimentícia.

Os tipos de equipamentos variam, mas alguns são essenciais até mesmo nas indústrias menores. Veja a seguir, os equipamentos e vidrarias de laboratório de alimentos mais utilizados:

  • Agitador magnético – esse equipamento é indispensável quando se fala em equipamentos para laboratório de análise de alimentos. Ele é capaz de agitar as diferentes soluções que são feitas, e ainda, pode ser usado para facilitar o processo de trituração, auxiliando também em deixar as misturas homogêneas.
  • Balança de precisão – Permite a pesagem exata de cada porção, garantindo a máxima precisão para a análise das massas. Essa precisão é obrigatória, com base em normas regulamentadoras, e só é possível através da balança de precisão, ou balança analítica, como também é chamada.
  • Refratômetro – outro item que está entre os equipamentos para laboratório de análise de alimentos é o refratômetro. A sua finalidade é mostrar os níveis de açúcar nos alimentos, seja em doces, mel, frutas, ou qualquer outro alimento.

Vidrarias de laboratório de alimentos

Falamos de alguns equipamentos indispensáveis na indústria alimentícia, mas as vidrarias são peças-chave que muita gente acaba se esquecendo. Elas se encontram em diferentes formas e tamanhos, justamente para atender à todas as demandas de análise. Uma característica que deve estar presente em todas as peças é a resistência, principalmente a temperaturas altas. Por isso, as vidrarias de laboratório de análise microbiológica de alimentos são fabricadas em vidro temperado ou cristal.

  • Balão fundo – uma vidraria sempre encontrada nos laboratórios de análise microbiológica de alimentos. De diferentes tamanhos, o seu formato é maior em sua base, com uma boca mais comprida e estreita, permitindo a mistura de elementos líquidos.
  • Becker – na forma alta e baixa, os beckers também são vidrarias indispensáveis. Com uma forma mais comum e mais larga, permite a seleção e mistura de diferentes alimentos. Com as suas marcações, as medidas ficam ainda mais fáceis.
  • Cálice graduado – mais uma vidraria utilizada em laboratório de análise microbiológica de alimentos é o cálice graduado. Com a forma de um cálice, tem as marcações mais precisas, permitindo uma medição precisa de líquidos.

Esses são alguns equipamentos e vidrarias de laboratório de alimentos. Claro, existe uma infinidade de vidrarias e outros equipamentos, mas esses são os mais básicos e essenciais.

Seja qual for sua necessidade, a Prolab oferece diferentes modelos de vidrarias de laboratórios, em opções que incluem vidros lisos, foscos, circulares, quadrados e retangulares, todos em diferentes espessuras. Entre em contato para saber melhor sobre cada modelo e solicite um orçamento para seu laboratório!

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital